
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a Operação Mykyara II, nas cidades de Brasnorte e Juína, em Mato Grosso, para dar continuidade às ações de combate ao desmatamento dentro do território indígena Myky, no noroeste do estado.
A nova fase é um desdobramento da operação realizada em agosto. Cerca de 55 agentes da PF foram mobilizados para cumprir nove mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Juína.
Segundo as investigações, imagens de satélite mostram que apenas em 2024 o desmatamento por corte seletivo dentro da terra indígena chegou a 1.142 hectares. O inquérito também apura denúncias de que madeireiros teriam ameaçado a integridade física e a vida de mulheres indígenas que tentaram impedir a atividade ilegal.
Na primeira etapa da operação, a Polícia Federal identificou os responsáveis pela extração e pela receptação da madeira retirada irregularmente. Também foram constatados crimes contra a fauna, incluindo a caça recorrente de onças-pintadas, antas e queixadas.
Com a Mykyara II, a PF afirma reforçar seu compromisso com a proteção do meio ambiente, a defesa dos povos indígenas e o enfrentamento aos crimes ambientais, buscando garantir a preservação dos recursos naturais e o respeito às comunidades tradicionais.




















