O diretório nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) destituiu nesta sexta-feira (19.12) o presidente estadual do partido, o vereador Ilde Taques (PSB). Em comunicado publicado no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), o presidente nacional da sigla retirou o vereador da presidência.
No lugar de Ilde, deve assumir a cadeira de presidente o ex-governador Pedro Taques, que foi anunciado pelo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, como segundo nome na disputa ao Senado por Mato Grosso. Taques deve acompanhar Carlos Fávaro (PSD), ministro da Agricultura de Lula, em uma chapa formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), PSD e PSB.
A destituição de Ilde acelera a saída do grupo ligado ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB), principal nome do partido em Mato Grosso. Russi tem anunciado, em entrevistas à imprensa, que sairá do PSB e deve migrar para o Podemos.
Max não garantiu que haverá um desembarque completo de aliados, que sairão do PSB para o Podemos com a chegada de Taques, que deve passar a ser o comandante do partido. O deputado afirmou que muitos poderão continuar dentro do partido, ainda que sigam seu projeto político.

























