
Acontece nesta sexta-feira (30.05) a quinta rodada de palestras do Seminário Internacional de Comunicação Multimodal – 2025, promovido pelos programas de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) e em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento, que segue até 27 de junho com encontros sempre às sextas-feiras, reúne nomes da pesquisa em comunicação de instituições do Brasil, Europa, Chipre e Estados Unidos.
O objetivo é discutir as transformações contemporâneas da comunicação diante da multiplicidade de linguagens, impulsionada principalmente pelas redes sociais e novas tecnologias. As transmissões são abertas ao público e podem ser acompanhadas tanto no canal do Youtube do ECCO quanto no canal do PPGCOM.
Nesta rodada, os debates começam às 14h (horário de Cuiabá) com a professora aposentada da UFMG, Vera Regina Veiga França, fundadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS). A pesquisadora apresenta a palestra “Acontecimentos e Figuras Públicas como Indicadores Sociais”, em que discute como eventos e celebridades se tornam reflexos e propulsores de valores e tendências sociais.
Na sequência, das 16h às 18h, os professores Rodrigo Portari (UEMG) e Pedro Pinto de Oliveira (UFMT) conduzem a palestra “Comunicação Multimodal, Arte e Produção de Conhecimento”. A proposta é explorar metodologias artísticas no campo da pesquisa acadêmica em linguagens como fotografia, documentário e ensaio audiovisual.

Doutor em Comunicação, Portari desenvolve estudos que envolvem jornalismo, teorias do jornalismo, produção de sentido na mídia jornalística. Já Pedro Pinto de Oliveira, doutor pela UFMG com pós-doutorado pela Universidade da Beira Interior, investiga, entre outros temas, assuntos relacionados ao audiovisual científico e à divulgação científica.
As próximas sessões do seminário trarão temas como o uso político do TikTok, populismo midiático, ativismo artístico na América Latina e literacia midiática na era da desinformação. Entre os nomes confirmados estão os professores Ricardo Morais (Universidade do Porto), Ana Catarina Pereira (UBI/Portugal), Bruno Araújo (UFMT), Pablo Santamaría Alzate (Colômbia), Ana Catarina Pereira (Universidade da Beira Interior/Portugal) e Gil Baptista Ferreira (Instituto Politécnico de Coimbra).

























