Vídeos que estão circulando nas redes sociais mostram rachaduras no trecho do Portão do Inferno, na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Diante dos questionamentos proporcionados pelas imagens, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou que as rachaduras mostradas no chão correspondem às juntas de dilatação, que são elementos previstos em grandes estruturas de concreto. A Secretaria ressaltou ainda que o local é monitorado diariamente e que este monitoramento não indica risco iminente de colapso.
As juntas de dilatação são espaços projetados nas estruturas para permitir pequenas movimentações naturais causadas por variações de temperatura, peso dos veículos e diferenças de comportamento entre materiais. Elas funcionam como uma folga necessária para que o concreto possa se expandir ou se contrair sem gerar fissuras desordenadas.
No caso do Portão do Inferno, segundo a Sinfra, as trincas visíveis estão localizadas na transição entre o viaduto, que é uma estrutura rígida de concreto armado, e o pavimento apoiado sobre o solo. Como esses dois elementos se movimentam de forma diferente, é esperado que ocorram pequenas aberturas no asfalto nesta região.
Essa diferença gera movimentações pequenas e controladas, que se manifestam justamente nas juntas. As medições realizadas por técnicos que acompanham a situação do local não indicam movimentações atípicas.

Área monitorada
Desde o início das intervenções no Portão do Inferno, o local passa por monitoramento técnico contínuo, realizado por equipes especializadas. As juntas e trincas são medidas periodicamente.
Esse acompanhamento permite identificar qualquer alteração fora do padrão esperado e, até o momento, não há indicativos de deslocamento estrutural que exijam novas medidas emergenciais além das que já foram adotadas.
No entanto, frisou a Sinfra, o risco existe e é por isso que há medidas preventivas em relação ao trânsito no local. Entre as medidas adotadas estão:
– instalação de barreiras dinâmicas para conter quedas de blocos rochosos;
– remoção de grandes blocos instáveis;
– restrição ao tráfego de veículos pesados;
– interrupções preventivas da rodovia em períodos de chuva intensa.
Essas ações foram implementadas para reduzir os riscos enquanto a solução definitiva para o trecho é desenvolvida.
O Governo de Mato Grosso já confirmou que a solução definitiva para o Portão do Inferno será a construção de um túnel, alternativa considerada mais segura e com menor impacto ambiental e paisagístico. A licitação para contratação da empresa que será responsável pela elaboração do projeto e execução da obra está marcada para o dia 9 de março.
Fonte: Governo MT – MT



























