A passagem de um tornado na tarde desta sexta-feira (07.11) provocou destruição em diversas cidades do Paraná e deixou ao menos cinco mortos e mais de 430 feridos, segundo informações da Defesa Civil. Quatro das mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.

Imagens da região mostram casas destelhadas, postes de energia caídos e construções completamente destruídas. De acordo com as autoridades, cerca de 80% do território de Rio Bonito do Iguaçu — município com cerca de 14 mil habitantes, localizado a 400 km de Curitiba — foi afetado.
Um hospital de campanha foi montado para atender os feridos, e equipes do Corpo de Bombeiros de várias cidades do estado foram enviadas para auxiliar nos resgates.
“Nossas equipes encontraram um cenário de guerra”, afirmou o coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral dos Bombeiros.
A tempestade foi causada por um tornado formado dentro de uma supercélula, segundo o Simepar. O governador Ratinho Junior informou que a Defesa Civil e as forças de segurança estão em alerta e mobilizadas nas áreas atingidas.
“Nossa solidariedade à população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente”, publicou nas redes sociais.
Além de Rio Bonito do Iguaçu, cidades como Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Dois Vizinhos também registraram ventos fortes, granizo e alagamentos. Rajadas de até 82 km/h foram registradas, e mais de 60 mil imóveis ficaram sem energia elétrica.
O governador deve visitar a região neste sábado (08.11), enquanto o governo federal acompanha as operações de resgate e assistência às vítimas.























