Pesquisar
Close this search box.
TRAGÉDIA NO PARANÁ

Tornado no Paraná: 32 pessoas seguem internadas e seis mortes são confirmadas

Fenômeno com ventos acima de 250 km/h destruiu 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu; governo estadual decretou estado de calamidade e equipes atuam na reconstrução

Publicidade

Trinta e duas pessoas continuam internadas em hospitais do Paraná após a passagem de um tornado pelo estado, na última sexta-feira (07.11). Segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado neste domingo (09.11), quatro pacientes estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), “mas nenhum em estado grave”.

Foto: RPC

O tornado atingiu ventos superiores a 250 km/h e devastou cerca de 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu, município de 14 mil habitantes no Centro-Sul paranaense. O fenômeno causou seis mortes — cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava — e deixou um rastro de destruição.

A Secretaria de Saúde registrou 835 atendimentos médicos, a maioria concentrada em Laranjeiras do Sul. O governo do estado enviou insumos hospitalares e mobilizou helicópteros para o transporte de materiais e equipes.

O Corpo de Bombeiros informou que não há desaparecidos e que as buscas foram encerradas. Os esforços agora se concentram na restauração de serviços essenciais, como energia, água e distribuição de alimentos.

A Copel restabeleceu 49% da rede elétrica de Rio Bonito do Iguaçu, mas cerca de 2 mil residências e comércios permanecem sem luz. Mais de 200 profissionais atuam no reparo de mais de 300 postes destruídos.

Leia Também:  Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR

No total, 12 municípios foram atingidos, afetando 14.751 pessoas. Há 1.060 desalojados e 28 desabrigados. O governador Ratinho Junior decretou estado de calamidade em Rio Bonito do Iguaçu, medida que facilita o repasse de recursos e ações emergenciais.

O Ministério da Saúde enviou uma equipe da Força Nacional do SUS para auxiliar no atendimento às vítimas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade às famílias atingidas.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza