A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza, entre os dias 17 e 19 de novembro, a Semana da Consciência Negra e o VI Curso de Formação da Comissão de Heteroidentificação. As atividades ocorrem no auditório da Faculdade de Economia, no campus de Cuiabá, das 7h às 12h.
Com o tema “Da Consciência à Ação: Legitimando o Futuro das Ações Afirmativas na UFMT”, o evento é voltado a servidores, docentes e estudantes e busca aprofundar a compreensão sobre as políticas de equidade racial no ambiente universitário.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 14 de novembro, por meio de formulário online. São 150 vagas disponíveis, e quem concluir as atividades receberá certificação de 25 horas.
O curso pretende capacitar membros da comunidade acadêmica para atuar em comissões de heteroidentificação, responsáveis por verificar a autodeclaração racial de candidatos em processos seletivos. A iniciativa está alinhada às Leis Federais nº 14.723/2023, que trata das cotas no ensino superior, e nº 15.142/2025, que regulamenta as cotas em concursos públicos.
A programação é organizada pela Gerência de Ações Afirmativas e Apoio à Inclusão (GAAAI) e pela Comissão de Heteroidentificação da UFMT, com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e outras unidades da universidade.























