Pesquisar
Close this search box.
OPERAÇÃO SUSERANO

Vice-governador fez denúncia que gerou suspeitas sobre 14 deputados

Documento revela que Otaviano Pivetta apontou irregularidades em contratações de kits de ferramentas pela Secretaria de Agricultura Familiar.

Publicidade

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), foi o autor da denúncia que expôs um suposto esquema de irregularidades na contratação e pagamento de kits de ferramentas manuais pela Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) de Mato Grosso.

O caso, que envolve 14 deputados estaduais citados em documentos anexos, foi registrado oficialmente no Sistema Fale Cidadão sob o número 396779 e está sob investigação da Controladoria Geral do Estado (CGE).

A denúncia, enviada via WhatsApp no dia 3 de julho de 2024, foi encaminhada ao secretário controlador-geral, Paulo Farias Nazareth Netto, que determinou a abertura de procedimentos para apurar as suspeitas. Em ofício (C1 nº 00617/2024/GSCGE/CGE), Farias confirmou a autoria de Otaviano Pivetta e destacou que o vice-governador optou por não manter seu anonimato.

Entre os anexos da denúncia estão documentos intitulados “Emenda Parlamentar 2024 – Pagamento Kit Agricultura”, que mencionam pagamentos suspeitos vinculados a deputados.

As mensagens trocadas entre Otaviano Pivetta e Farias, também divulgadas, mostram que o vice-governador enviou arquivos com detalhes das transações e questionou: “Agora dá pra ver porque não quiseram o Joelson lá”, diz trecho de uma mensagem enviada pelo governador.

Leia Também:  Natasha diz que MT precisa de mulher governadora para combater feminicídios e rejeita rótulo de esquerda

A CGE ressaltou que o caso segue os trâmites previstos no Plano de Respostas a Incidentes de Desvio de Conduta, Fraude e Corrupção do órgão, com base na Instrução Normativa nº 01/2024. A legislação assegura proteção aos denunciantes, mas Otaviano Pivetta autorizou a divulgação de sua identidade.

Seaf-MT

ALMT convocou controlador-geral

Na última quarta-feira (18.06), a ALMT aprovou a convocação do controlador-geral do Estado, Paulo Farias Nazareth Neto, para prestar esclarecimentos sobre o relatório que originou a Operação Suserano, da Polícia Civil. A votação foi simbólica e ocorreu logo após a leitura do pedido pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB).

“Quero deixar claro que não é um convite, como essa Casa costuma fazer de forma amigável aos secretários de Estado. Essa é uma convocação, porque tem muita coisa a ser explicada”, afirmou Max.

Segundo o presidente da Assembleia, o relatório elaborado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) teria extrapolado suas atribuições ao incluir vídeos e fotos de parlamentares em eventos políticos. Para ele, o material deveria ter sido encaminhado ao Ministério Público, especificamente ao Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), responsável por apurar possíveis ilícitos cometidos por autoridades com foro privilegiado.

Leia Também:  TCE-MT regulamenta fiscalização das emendas parlamentares

“É lamentável que isso venha de um órgão que tinha muito respeito, se prestar a um trabalho como esse”, criticou Max. Ele também classificou como “inverdades” parte das informações divulgadas.

O que diz Otaviano Pivetta

A reportagem do PNB Online procurou o vice-governador, Otaviano Pivetta. Após a publicação da reportagem, o vice-governador enviou nota na qual afirma que cumpriu seu dever institucional ao realizar a denúncia.

O vice-governador Otaviano Pivetta informa que cumpriu seu dever institucional. Recebeu o documento e o encaminhou à Controladoria-Geral do Estado (CGE), órgão responsável por zelar pelo uso correto do dinheiro público. Comunicar à CGE é um procedimento administrativo, não uma ação de investigação ou julgamento.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza