
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (10.10), a 10ª fase da Operação Sniffing, que investiga crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes cometidos no ambiente virtual. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Sorriso (a 397 km de Cuiabá) e Londrina (PR). As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso.
A investigação busca identificar pessoas envolvidas na produção, armazenamento e comercialização de material contendo abuso sexual infantojuvenil. Durante as buscas, foram apreendidos celulares e outros dispositivos eletrônicos que passarão por perícia. Segundo a PF, os investigados poderão responder pelos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, que pune quem produz, distribui ou armazena esse tipo de conteúdo.
O termo “pornografia infantil”, ainda presente na legislação brasileira, tem sido substituído por expressões como “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com mais precisão a gravidade dos atos. A mudança de nomenclatura, segundo a corporação, é importante para dar a real dimensão da violência infligida às vítimas.
A Polícia Federal também fez um alerta a pais e responsáveis sobre a necessidade de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes. Conversar abertamente sobre os riscos do ambiente virtual, ensinar boas práticas de segurança digital e observar mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso de celulares e computadores, são medidas essenciais para prevenir abusos.
De acordo com a PF, o trabalho de conscientização é fundamental para impedir que crianças e adolescentes se tornem vítimas de criminosos que atuam em redes sociais, jogos e aplicativos de mensagens. “A informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas”, destacou o órgão, que reforça que a prevenção ainda é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar dos jovens.






















