Pesquisar
Close this search box.

A soberania alimentar dos povos indígenas e a independência do “poder decidir”

Publicidade

Podcast Historias de Boca - Isabel Taukane

 

No podcast Histórias de Boca, a conversa neste 7 de Setembro, Dia da Independência, é com a professora doutora Isabel Taukane, do povo indígena Kura-Bakairi. Ela critica a tentativa do governo Bolsonaro de abrir as reservas indígenas para a exploração mineral e de impor um modelo de produção copiado do agronegócio. “O modelo de produção do agro não serve para todos os povos indígenas”, diz Isabel, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT.

 

Confira o podcast no final da matéria

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador Mauro Mendes (DEM) tem usado o modelo de produção do povo Paresi como propaganda de uma solução para todas as reservas, sem levar em consideração as diversidades culturais, as características geográficas de cada área indígena e a autonomia de cada povo de decidir como produzir e o que produzir, garantindo a sua soberania alimentar. Ou seja, estes governantes sustentam a ideia de que todo o índio é igual e que o modelo do agro é a cópia perfeita, o negócio é produzir soja e algodão. São equívocos de governos de brancos que querem impor seus valores e que colaboram para a manutenção de velhos preconceitos contra os índios ancorados na história.

Leia Também:  Caso de estupro em delegacia terá audiência de instrução no dia 11

 

Isabel rebate o argumento de que todas as tribos devem imitar o modelo de produção do povo Paresi, que segue o padrão de exploração do agronegócio.

A professora doutora Isabel Taukane é do povo indígena Kura-Bakairi. Mestre em Desenvolvimento Sustentável e doutora em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT. Ela fala nesta conversa no Histórias de Boca sobre as principais questões que afetam os índios no contexto atual de pandemia, de ameaças aos seus direitos fundamentais e ao avanço das invasões de suas reservas por garimpeiros, madeireiros e fazendeiros.

 

Atualmente Isabel mora na Aldeia Abelhinha, do povo Xavante. Ela é casada com um índio xavante e comenta também algumas diferenças entre as culturas dos xavantes e dos bakairis. Os xavantes são do tronco linguístico macro-Jê, a etnia mais populosa de Mato Grosso e a quarta do país, com cerca de 23 mil indivíduos espalhados por nove terras indígenas, em mais de 320 aldeias. Isabel explica, a partir da cultura, o porquê os xavantes terem uma maior população em relação a outras etnias.

Leia Também:  Aeroporto Marechal Rondon espera mais de 30 mil passageiros durante feriado

 

O podcast Histórias de Boca é uma criação de Benicio Woolley e edição de Caio Pimenta. Confira abaixo:

 

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza