
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu quatro incêndios florestais nas últimas 24 horas e mantém equipes em ação para controlar outros 48 focos. Ao todo, mais de mil militares atuam em diferentes regiões do estado, em regime de revezamento.
Em Chapada dos Guimarães, incêndios nos arredores do Complexo de Cavernas Aroe Jari e no Mirante do Centro Geodésico da América do Sul são combatidos com apoio de aeronaves. As equipes também dão suporte ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate às chamas no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
No Pantanal, os bombeiros estão mobilizados em áreas da Terra Indígena Baía dos Guató, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, e em propriedades rurais de Barão de Melgaço e Poconé. Os trabalhos contam com a colaboração de diversos órgãos, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Defesa Civil e brigadistas de diferentes organizações.
O monitoramento dos focos de incêndio é realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que detectou 1.057 focos de calor na última terça-feira (10). A maior parte dos focos se concentra no Cerrado, seguido pela Amazônia e o Pantanal. A seca prolongada e a baixa umidade do ar agravam a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros reforça a importância de a população respeitar o período proibitivo de queimadas.
Desde o início do período de proibição do uso do fogo, 116 incêndios já foram extintos em várias regiões do estado. A população é orientada a denunciar focos de incêndio pelos números 193 ou 190.

























