Pesquisar
Close this search box.
TRÁFICO

Apreensões de droga crescem quase 400% em dez anos em MT

Operações das forças de segurança se multiplicam e miram principalmente facções criminosas que avançam pelo interior do estado.

Publicidade

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam um crescimento de 390% no número de apreensões de droga entre 2015 e 2025 no estado de Mato Grosso. Ao longo de 10 anos, foram mais de 250 mil kg de entorpecentes apreendidos pelas polícias. Diante do crescimento do tráfico de drogas no estado, forças de segurança federais e estaduais têm investido no combate ao crime por meio de operações que miram principalmente as facções.

Mato Grosso registrou na última década uma média de 12 ocorrências contra o tráfico de drogas por dia, totalizando 47.605 registros policiais. O ano de 2025 encerrou com 4.594 ocorrências, superando o ano anterior, que detinha o recorde com 4.553. A Polícia Militar de Mato Grosso atribui o aumento das apreensões ao programa Tolerância Zero, criado pelo Governo do Estado que integra todas as Forças de Segurança do Estado com o objetivo de combater as facções criminosas.

“Todas as unidades da Polícia Militar têm dado pronta resposta contra o tráfico de drogas. Nossos militares estão cada vez mais empenhados, qualificados e, com os investimentos sendo feitos, é possível dar uma resposta rápida contra as facções criminosas e resgatar a sensação de segurança da população”, afirma o coronel Anderson Luiz do Prado, subchefe do Estado-Maior.

Leia Também:  Polícia prende caminhoneiro que ameaçava ex-namorada e familiares

O crescimento das apreensões, entretanto, também acompanha o avanço de grupos como o Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC), Tropa Castelar e Bonde dos 40 pelos municípios do estado. No total, as facções estão presentes em 92 cidades, conforme levantamento do Instituto Mãe Crioula em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no último ano.

Os dados mostram que em Mato Grosso o avanço se dá em municípios com histórico de conflitos ambientais, expansão agropecuária e garimpo ilegal, condições que, segundo o estudo, favorecem a entrada e o fortalecimento de facções. Apesar de as cidades próximas à fronteira com a Bolívia ainda serem o principal destaque.

(Foto: PMMT)

Para as forças federais, o aumento das apreensões em todo o Brasil se deu especialmente em razão da atuação das polícias na repressão ao tráfico de drogas em regiões de fronteira. Em 2025, a Polícia Federal (PF) apreendeu mais de R$ 9,6 bilhões em dinheiro, bens e ativos ligados a esses delitos, aumento de 64% em relação ao ano anterior e crescimento de 80% desde 2022.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem por atirar em cachorro e apreende seis armas de fogo

Desde 2023, mais de R$ 20 bilhões em bens e valores foram retirados das mãos de criminosos. “O combate às facções criminosas chegou pela primeira vez ao andar de cima, e nenhum dinheiro ou influência vai nos impedir de ir adiante”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no pronunciamento de Natal do ano passado.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza