O Projeto Speculum divulgou, nesta semana, a entrevista realizada em podcast com a cineasta brasileira Lílian Solá Santiago, primeira documentarista negra a lançar um documentário em sala de cinema, no Brasil.
Lilian Solá Santiago falou também sobre o seu papel de mãe, pesquisadora e professora na área do audiovisual. Na entrevista, destaca-se o filme autobiográfico em desenvolvimento “Pega a Laço”, que narra a trajetória da realizadora com Dandara, a sua filha, em busca de uma ancestral indígena.
Clique aqui e confira a íntegra do Podcast Speculum
“Pega a Laço é uma forma de dialogar com um tema muito grande que é o patriarcado capitalista. Eu vou falar de uma coisa enorme, de uma questão que a gente está imersa há milênios através de um ponto de vista muito pequenininho, da história da minha família, com as minhas fotos. A relação com a minha filha que vai crescendo, com a minha avó, minha bisavó. E aí a gente cai no desconhecido que é esse povo indígena ancestral”.

A conversa foi conduzida pelo professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Professor Pedro Pinto de Oliveira (UFMT), membro investigador do Speculum, com a colaboração de Julia Gabriella Nogueira Munhoz, doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, e com a parceria de Patryk Campos, da A Produtora Filmes e do site PNB Online.
O Podcast Speculum é uma atividade que faz parte do projeto “Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”. A coordenação é da professora doutora Ana Catarina Pereira da UBI, Covilhã/Portugal, e da professora Ana Isabel Soares da Universidade de Algarve/Portugal. A investigação é desenvolvida na Universidade da Beira Interior (UBI), com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal.
*Julia Munhoz é jornalista e doutoranda do programa de pós graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), da UFMT.


























