A Assembleia Legislativa deve votar nos próximos dias um projeto de lei que proíbe nomeação de condenados por racismo, e todos os tipos de preconceito, no âmbito do serviço público em Mato Grosso.
O deputado estadual Thiago Silva apresentou o projeto de lei 1027/2019, que tem o objetivo de coibir atitudes racistas na sociedade, assunto tão debatido em nível nacional e mundial com os protestos realizados nos Estados Unidos e cidades do Brasil.
“Precisamos aprovar este projeto que representa nossa preocupação com o avanço de atitudes preconceituosas e racistas em nível mundial, então acredito que os nobres colegas deputados irão analisar o projeto que não tem custo para o Estado e representa justiça social e combate à descriminação”, disse Thiago Silva.
Segundo dados do IBGE, entre 2012 e 2017, foram registradas no Brasil 255 mil mortes de negros por assassinato; em proporção, negros têm 2,7 mais chances de ser vítima do que brancos.
O projeto ocorre após dois fatos marcarem a luta pela necessidade do fim do racismo: a morte do menino João Pedro, morto aos 14 anos em casa durante uma operação policial, no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo, e a morte do ex-segurança George Floyd, que tinha 40 anos. Ele foi morto em 25 de maio nos Estados Unidos após ser imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço.






















