Pesquisar
Close this search box.
MOBILIZAÇÃO NA AL

Deputados defendem alternativas para evitar fechamento da Santa Casa de Cuiabá

Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá tem mais de 200 anos de existência e atualmente é administrada pelo Governo do Estado.

Publicidade

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciou o remanejamento de todos os serviços prestados no Hospital Estadual Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá para o Hospital Central – no período em que estiver em funcionamento. A fala foi feita na segunda-feira (14.04), durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e provocou reações de deputados estaduais, que se mobilizam para buscar alternativas para a manutenção dos serviços na Santa Casa.

“A Santa Casa não pode fechar. A Santa Casa tem que continuar funcionando porque ela é muito importante para a saúde pública do Estado de Mato Grosso.  Não é um problema só do governador, mas é um problema da sociedade. E a Santa Casa presta um serviço relevante para a sociedade”, defendeu o deputado estadual Carlos Avallone.

“A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá é a unidade de saúde mais antiga do Centro-Oeste, construída pelo capitão-general português João Carlos Augusto de Oyenhausen-Gravenburg entre 1815 e 1817. À época, esse militar foi designado pela Coroa Portuguesa para atuar em Mato Grosso, com importantes contribuições na área da saúde. Atualmente, a instituição filantrópica é mantida com recursos do governo do estado desde 2019, por meio de uma requisição administrativa, além de apoio das esferas municipal e federal, e de doações da iniciativa privada”, explicou Wilson Santos.

Leia Também:  Flávia Moretti escolhe ex-secretário de Emanuel para administrar pasta em VG

O deputado alertou as autoridades da Assembleia Legislativa, Câmara e Prefeitura Municipal de Cuiabá a buscarem alternativas para que as portas da Santa Casa não sejam fechadas. “O estado não dará continuidade à gestão da unidade. É fundamental que as autoridades da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Prefeitura de Cuiabá se antecipem ao problema, para não dizerem depois que foram pegas de surpresa. A Santa Casa já foi considerada um dos maiores hospitais da América Latina e, hoje, oferece serviços de média e alta complexidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, destacou.

 

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Natasha Slhessarenko

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza