
A estudante Yasmim Vitória, 16, presidente do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e aluna de Eletrotécnica no IFMT, esteve no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira (18.11) para divulgar a campanha que pretende viabilizar sua participação na HNMUN-LA, conferência de simulação da ONU organizada por estudantes da Universidade de Harvard.
A HNMUN-LA (Harvard National Model United Nations – Latin America) é uma simulação das Nações Unidas voltada para estudantes do ensino médio e universitário de vários países. O evento busca desenvolver habilidades de negociação, diplomacia, liderança e resolução de conflitos em um ambiente que combina formação acadêmica e intercâmbio cultural. A cada edição, a conferência é realizada em uma cidade latino-americana; em 2026, ocorrerá na Cidade do Panamá.
Yasmim foi selecionada para integrar a delegação que discutirá temas como mudanças climáticas, cooperação internacional e sustentabilidade. Ela afirma que a participação representa a continuidade de seu trabalho de liderança juvenil, iniciado com sua eleição para comandar a 9ª Legislatura do Parlamento Jovem da ALMT, programa que aproxima alunos do processo legislativo e da formulação de políticas públicas.
Durante seu discurso no plenário, a jovem destacou o papel da juventude em espaços de decisão. “Hoje eu vim a essa tribuna falar da participação e do protagonismo da juventude em espaços de formação e na política. A gente sabe que quando a juventude entra nesses espaços de liderança e decisão temos novas perspectivas e novas ideias, e traz essa renovação na democracia e fortalece a democracia”, disse.
“Nossa ida é uma conquista coletiva da juventude mato-grossense. Eu e mais quatro deputados jovens fomos aprovados em uma conferência internacional das Nações Unidas, a maior da América Latina, e estaremos levando a voz da juventude cuiabana e mato-grossense para um âmbito internacional”, completou.
Para custear passagens, hospedagem e alimentação, Yasmim lançou uma vaquinha online e tem buscado apoio institucional e comunitário. Na campanha, ela afirma que participar da conferência é uma oportunidade de aprimorar habilidades e representar jovens mato-grossenses em um debate global sobre o futuro do planeta.
A arrecadação está disponível na plataforma Vakinha, neste link.























