Familiares e amigos de Amauri Cabral Sampaio iniciaram uma campanha para incentivar a doação de sangue em Cuiabá. Em um comunicado feito pelas redes sociais, amigos informaram que as doações de sangue, de qualquer tipo sanguíneo, podem ser feitas no Hemosan, banco de sangue anexo ao Hospital Santa Helena, na capital.
O hospital solicita o apoio de familiares, amigos e da população para reunir doadores. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, com peso acima de 50 quilos e em boas condições de saúde.
Os candidatos à doação devem estar alimentados, bem hidratados e descansados. Quem pretende doar após as 10h30 deve ter almoçado e aguardar pelo menos uma hora e meia após a refeição. O hospital também orienta que sejam informados, durante o cadastro, os medicamentos em uso e eventuais cirurgias realizadas.
Pessoas com febre, gripe ou infecções ativas não devem doar sangue. Já quem faz uso do medicamento Mounjaro (tirzepatida) pode realizar a doação após sete dias da última aplicação.























