
A maior parte dos serviços públicos municipais de Cuiabá estará fechada nesta segunda-feira (8), feriado em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Conforme a prefeitura, apenas áreas consideradas essenciais continuam operando, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), as Policlínicas, a Defesa Civil e os serviços de fiscalização e orientação do trânsito. Os postos de saúde não terão atendimento. O expediente normal será retomado na terça-feira (09.12), a partir das 8h.
O comércio da capital poderá funcionar normalmente, tanto nas lojas de rua quanto nos shoppings. A abertura é opcional, mas, para quem decidir trabalhar, vale a exigência de pagamento em dobro, incluindo comissões, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho. As agências bancárias e os órgãos estaduais também não abrem no feriado.
Entre os espaços de lazer, o Mercado do Porto funciona apenas até as 13h nesta segunda e volta ao horário tradicional, das 7h às 18h, terça-feira. Os atrativos da Orla do Porto, como o Museu do Rio e o Aquário Municipal, não abrem no feriado. O aquário, que fecha às segundas para manutenção, recebe visitantes de terça a domingo, das 9h às 18h, sempre com entrada gratuita. O Museu da Imagem e do Som (MISC) e o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha também ficam fechados, reabrindo na terça, quando o Morro volta a funcionar das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Os parques municipais mantêm o funcionamento habitual. O Tia Nair abre diariamente das 5h às 22h, enquanto o Parque das Águas funciona das 5h às 23h, com acesso pelos bairros Paiaguás e CPA e pela Avenida Dr. Hélio Ribeiro.
Programação religiosa
A programação religiosa em homenagem à Imaculada Conceição movimenta diversas paróquias da capital durante todo o dia. A Catedral Basílica terá missas às 6h30 e 18h30 e permanecerá aberta apenas nesses horários. A Paróquia Divino Espírito Santo inicia a alvorada às 5h, seguida de oração e café comunitário, e celebra missa às 7h, com procissão marcada para as 18h. Outras igrejas, como São João Bosco, Nossa Senhora Medianeira, Coração Imaculado de Maria, Nossa Senhora Aparecida, Medalha Milagrosa, Nossa Senhora de Guadalupe e Sagrada Família também terão missas e celebrações especiais ao longo do dia.

























