Pesquisar
Close this search box.
CANTEIRO-MODELO

Iphan e UFMT lançam projeto de conservação em Cuiabá para famílias de baixa renda

Um investimento de R$ 5,5 milhões será destinado ao projeto na capital mato-grossense.

Publicidade

Iphan e UFMT lançam projeto de conservação em Cuiabá para famílias de baixa renda (Foto: Iphan)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou nesta quinta-feira (28.03) o início do projeto Canteiro-Modelo de Conservação em Cuiabá. A cerimônia, realizada no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), marca a colaboração entre o Iphan e a universidade para implementar esse projeto voltado para famílias de baixa renda que residem em áreas históricas, como o centro de Cuiabá. Um investimento de R$ 5,5 milhões será destinado ao projeto na capital mato-grossense.

Os Canteiros-Modelo de Conservação já beneficiaram várias cidades em todo o país. A iniciativa oferece assistência técnica gratuita às famílias com renda de até 3 salários mínimos para restauração de suas propriedades. Além disso, o projeto visa abordar questões relacionadas à infraestrutura urbana, saneamento básico e acessibilidade das residências atendidas, tudo em conformidade com as diretrizes de conservação que mantêm a importância dessas unidades dentro dos conjuntos urbanos tombados.

A parceria estratégica com Instituições de Ensino Técnico e Superior Federais, apoiadas pelas Prefeituras Municipais, permite a qualificação da mão de obra local para as obras. No caso de Cuiabá, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFMT é a instituição parceira do projeto.

Leia Também:  Desinformação climática é um dos motores da tragédia, diz pesquisadora

O projeto dos Canteiros-Modelo de Conservação faz parte do programa Patrimônio Cidadão, uma iniciativa  do Iphan que visa à preservação do Patrimônio Cultural com foco em grupos historicamente marginalizados. O programa envolve todos os setores do Iphan e diversos segmentos da sociedade em um esforço conjunto para reparar desigualdades históricas, promover o desenvolvimento territorial e a dignidade humana por meio da preservação do Patrimônio.

A cerimônia de lançamento conta com a presença do reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva, o Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fabrício Carvalho, a superintendente do Iphan em Mato Grosso, Cassiana Oliveira, o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Schlee, e o coordenador-geral de Conservação do Iphan, Paulo Farsette.

 

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Natasha Slhessarenko

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

Previous slide
Next slide

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza