Pesquisar
Close this search box.
ENTREVISTA AO PODOLHAR

José Riva cita “força no governo” contra Janaína e sinaliza para oposição a Mendes

Para ele, a filha, deputada estadual Janaína Riva (MDB), pode ser a grande líder da oposição caso saia derrotada da disputa pela primeira secretaria.

Publicidade

O ex-deputado estadual José Riva fez um retrospecto de sua trajetória política e uma análise sobre o atual cenário que permeia a eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Para ele, a filha, deputada estadual Janaína Riva (MDB), pode ser a grande líder da oposição caso saia derrotada da disputa pela primeira secretaria na Assembleia. As declarações do ex-deputado foram concedidas em entrevista aos jornalistas Airton Marques e Arthur Santos da Silva no Podcast PodOlhar.

José Riva reconhece que há um trabalho político para que Janaína não seja consenso na escolha. “Existem força no Governo Mauro, não sei se é ele, não sei se é outro, que tentam enfraquecer Janaina. Tem um deputado que me contou que recebeu uma pressão muito forte pra não votar na Janaina. Não sei, eu participo pouco disso. Eu vou dizer uma coisa pra você. Vamos supor que fosse o governador Mauro, que eu não acredito que é. Mas vamos supor que fosse ele, seria muito amadorismo, porque se não tem oposição, vai ter. […] Se eles derrotarem a Janaina na primeira secretaria com a força do governo, ela vai ter que ser oposição. E olha, eu conheço a Janaina, ela na oposição cresce”.

Leia Também:  Cármen Lúcia forma maioria pela condenação de Bolsonaro e aliados

Na avaliação do ex-deputado, caso Janaina Riva saia derrotada da disputa pela primeira secretaria, ela deve assumir a liderança da oposição, o que seria, segundo ele, um “péssimo negócio” para a gestão do governador Mauro Mendes (União). “Porque quem tiver querendo mandar não fez uma leitura que a Janaína vai ser a grande líder da oposição, porque se a Janaína vem me perguntar: pai eu perdi a eleição de primeira secretária, o que você acha? Oposição, que é onde eles querem você, na oposição. Ninguém tem mais capacidade de debate, não menosprezando os demais deputados, […] mas a Janaína, ela tem um sanguezinho assim de gostar de fazer oposição. E ela até agora tem feito tudo pra ajudar o governo Mauro Mendes”.

Além da análise sobre a mesa diretora, o ex-deputado falou também sobre sua trajetória política, das operações que resultaram em sua prisão e de seu futuro político. Riva disse que não tem interesse em disputar para deputado estadual, mas que se elegeria caso optasse por um retorno à política partidária. Assista aqui a entrevista completa.

Leia Também:  Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

Disputa pela primeira secretaria

Antes do recesso parlamentar, os deputados estaduais aprovaram uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que antecipa a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para o dia 7 de agosto. Antes a aprovação da matéria, a eleição ocorreria em setembro. Os eleitos em agosto tomam posse em 1º de fevereiro de 2025.

Atualmente, há um consenso para que o deputado Max Russi (PSB) seja eleito presidente. A disputa está na primeira secretaria, que tem Janaina Riva com 14 assinaturas de apoio, enquanto o deputado estadual Beto Dois a Um (União) trabalha para reverter a situação, assim como o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União).

Nesta quinta-feira (18.07), após retornar de um período de 10 dias de férias, o governador Mauro Mendes negou interferência na eleição para tirar a deputada Janaina da disputa para a primeira secretaria. “Nenhuma verdade e total isenção”, disse.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza