Nove escavadeiras operando ilegalmente em uma propriedade rural de Vila Bela da Santíssima Trindade foram apreendidas neste sábado (07.12), durante uma fiscalização integrada da Polícia Civil. De acordo com o delegado regional de Pontes e Lacerda, João Paulo Bertê, as investigações começaram após uma denúncia anônima no final de outubro, que apontava atividades de garimpo ilegal na propriedade.
Segundo a Polícia Civil, na época d denúncia os policiais foram até o local e apreenderam quatro escavadeiras operando em diferentes pontos, incluindo áreas próximas ao Rio Sararé, onde os danos ambientais eram evidentes.
Durante nova ação neste sábado (07), as equipes retornaram à área para realizar uma perícia técnica, constatando a extensão dos danos ambientais. Durante a operação, encontraram mais nove escavadeiras em atividade, além de um caminhão carregado com contêineres de óleo diesel e uma camionete.
Os operadores das máquinas e o motorista do caminhão fugiram pela mata ao perceberem a chegada das autoridades. As escavadeiras foram apreendidas e serão destinadas ao município, enquanto o óleo diesel será entregue aos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s).
Os maquinários estavam sendo utilizados para movimentação de solo, desmate e outras atividades de garimpo. O delegado João Paulo Bertê explica que a apreensão foi realizada para preservar as evidências e garantir o cumprimento da legislação ambiental e penal vigente.
“Foram registrados por meio de fotografias e vídeos o amplo dano ambiental decorrente da atividade garimpeira ilegal, que impactou seriamente a fauna e a flora local, bem como as margens do Rio Sararé. A atuação policial não apenas resultou na apreensão dos equipamentos, mas também na documentação detalhada dos prejuízos ambientais, que são incalculáveis. O levantamento reforça a urgência de ações rigorosas contra práticas ilícitas que ameaçam a integridade do meio ambiente”, destacou o João Paulo Bertê.





















