Pesquisar
Close this search box.
MOBILIZAÇÃO LOCAL

PCdoB celebra 104 anos e aposta em crescimento em Mato Grosso

Partido realiza ato em Cuiabá e projeta expansão política em um estado marcado pela força do agronegócio e da direita

Publicidade

(Foto: PCdoB)

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completa 104 anos nesta quarta-feira (25.03) com atividades em diversas cidades do país. Em Cuiabá, a comemoração está marcada para quinta-feira (26.03), às 19h, na Praça da Mandioca, em um evento aberto ao público.

A data, segundo a presidente do partido na capital, Lane Costa, tem peso histórico e político para a militância. Ela afirma que o PCdoB esteve presente em momentos centrais da história brasileira desde a sua fundação, em 1922. “De lá pra cá, não teve um só episódio da história e da luta do povo brasileiro em que o partido não estivesse presente. Sempre defendendo o bem comum, o Brasil e a sua gente”, diz.

Em Mato Grosso, ela avalia que o partido vive um momento de expansão. “Estamos vivendo um momento de crescimento, de fortalecimento e temos um projeto para nosso estado, que apesar de tão rico, é muito desigual”, completa.

A comemoração em Cuiabá segue uma estratégia nacional adotada pelo partido neste ano, de descentralizar os atos e aproximá-los da população. Desde 2018, o PCdoB promove o Festival Vermelho em âmbito nacional, que reúne militantes e simpatizantes em atividades culturais e políticas. Agora, a proposta é ocupar espaços públicos nos estados. 

Leia Também:  Pacote de denúncias de corrupção contra o governo Mauro Mendes ganha novo escândalo

A escolha da Praça da Mandioca, no centro histórico da capital, também tem caráter simbólico. Segundo a dirigente, a ideia é reforçar a presença do partido junto à população. “Estamos no meio do povo, num cantinho histórico que guarda tantas memórias e que hoje é um reduto de celebrações e encontros”, diz.

Desafios políticos

(Foto: Reprodução)

A atuação do PCdoB em Mato Grosso ocorre em um cenário considerado adverso pela própria legenda, marcado pela predominância de setores conservadores e pela força do agronegócio. Ainda assim, Lane defende que há espaço para ampliar o diálogo.

“Somos o partido mais longevo do Brasil. E apesar dos 104 anos, somos um partido que se renova o tempo todo, em ideias e em militância”, afirma. Ela cita a atuação em diferentes frentes, como juventude, mulheres, movimento LGBTQIA+, meio ambiente e cultura, além da presença em sindicatos, universidades e movimentos sociais no estado.

A dirigente também aposta na construção de um projeto político voltado para a redução das desigualdades. “No centro desse projeto para Mato Grosso está o bem comum”, diz. Segundo ela, o partido pretende aproveitar o processo eleitoral de 2026 para apresentar propostas e candidaturas. “Já temos apresentado nomes para deputados estaduais e federais e estamos discutindo a possibilidade de apresentarmos nome à disputa ao Senado”.

Leia Também:  TSE condena Cláudio Castro e ex-governador fica inelegível até 2030

Para os próximos meses, o partido já definiu prioridades no campo eleitoral. A principal delas, segundo Lane, é a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Também haverá apoio à reeleição do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao Senado. 

Além disso, o partido pretende ampliar sua representação legislativa e fortalecer alianças. “É uma característica do PCdoB sermos amplos, por isso a nossa política e atuação não é de uma caminhada solitária, mas sim solidária, ao lado dos partidos da Federação Brasil da Esperança, do PSD, PSOL, PDT, REDE e de todos que queiram lutar pelos avanços civilizacionais”, afirma.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza