Um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) mostrou que 75,2% dos consumidores vão às compras para celebrar o Dia das Mães. A sondagem, feita com 528 entrevistados, também revelou que 85% pretendem adquirir dois presentes, sendo que 72% decidem a compra após saber o que a mãe deseja ganhar.
Perfumes e cosméticos lideram a preferência, com 43,2% das intenções, seguidos por roupas e calçados (21,8%). Outros itens como bolsas, utensílios domésticos, artigos para cama e banho, flores, livros, plantas e dinheiro somam 17,5%. Acessórios foram mencionados por apenas 8,1% dos participantes.
A CDL Cuiabá estima que mais de 345 mil pessoas circularão pelas lojas, injetando aproximadamente R$ 230 milhões na economia local. “Mais da metade dos consumidores (58,7%) realiza pesquisa de preços antes da compra”, afirma o presidente da entidade, Júnior Macagnam. Ele diz ainda que 32% fazem isso com uma semana de antecedência, 31% com até três semanas, 22% com 15 dias e 15% deixam as compras para a véspera.
As lojas físicas seguem como principal canal de compra, sendo escolhidas por 72,5% dos entrevistados. As compras online somaram 22,9% e outros canais, 9,4%. “É um dado que chama atenção e mostra que o lojista precisa inovar para atrair o cliente”, destaca Macagnam. A decisão sobre onde comprar está ligada à praticidade (32,3%), possibilidade de ver o produto (30,3%) e fatores como fidelidade e variedade (24,9%).
No domingo do Dia das Mães, a maioria dos consumidores (70,4%) planeja comemorar em casa. Outros 22,8% pretendem ir a restaurantes, 4,8% aos shoppings e 1,8% preferem parques. O cenário indica oportunidades para segmentos como supermercados, confeitarias e serviços de entrega.