Pesquisar
Close this search box.
NEGACIONISMO

Secretaria de Saúde de Cuiabá critica vacina: “A covid não fez nada comigo, a vacina fez”

Publicidade

A secretária de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena Barboza, que se considera bolsonarista, de direita e conservadora, afirmou em entrevista ao site Olhar Direto publicada nesta quinta-feira (08/05), que a covid nunca fez nada com ela, mas a vacina teria feito. A secretária disse que tomou apenas uma dose do imunizante, contrariando recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Lucia Helena adotou um discurso negacionista ao comentar sobre a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e suas falhas na condução da batalha contra a covid-19 durante a pandemia que deixou mais de 600 mil mortos no Brasil.

“Eu tive covid duas vezes e fiz uma pericardite depois de ter tomado a vacina, a covid não fez nada comigo, a vacina acho que fez”, comentou a secretária de Saúde. “Não fui atrás de saber se era por causa da vacina ou se não era, mas o fato que eu adoeci depois de tomar a vacina”, declarou.

A secretária ainda afirmou que compartilha com pacientes a sua “experiência” ao tomar a vacina para que eles decidam o que pode ser feito. Helena não comentou se o relato de sua experiência pode condicionar algum paciente a desistir de tomar o imunizante.

Leia Também:  STF decide hoje se condena mais seis réus pela trama golpista
Foto: Erlan Aquino

“As pessoas que me perguntavam eu falava ‘olha, minha experiência é essa, essa e essa’, inclusive para as crianças que atendo no escritório, sempre compartilhei com os pais a decisão de fazer ou não a vacina e apoia-los sempre incondicionalmente”, comentou a secretária.

Apesar de estar com pé atrás em relação à vacina contra a covid, Lucia Helena disse ser “absolutamente a favor” das imunizantes para outras doenças. Para defender a incoerência – de apoiar o uso de outras vacinas, mas não a de covid-19 – a secretária afirmou:

“Naquele momento, eu entendo que era uma coisa muito nova para fazer com organismos de formação, em crianças, em gestantes, eu tive muito medo”, declarou.

Questionada se atualmente ela incentiva que pacientes da rede pública tomem a vacina, a secretária não respondeu positivamente à pergunta, argumentando que cada um pode escolher.

“Eu acho que a informação é o melhor instrumento de decisão que você pode dar para qualquer pessoa e disponibiliza para cada um fazer sua escolha”, comentou Lucia Helena.

Leia Também:  Mauro Mendes ignora as acusações de Pedro Taques sobre escândalo da Oi

A pericardite, citada pela secretária, é a inflamação do pericárdio, a membrana que envolve e protege o coração. Pode ser aguda ou crônica, e é frequentemente causada por infecções, traumas, doenças autoimunes ou outros distúrbios.

A informação sobre a pericardite causada por vacina foi uma notícia falsa amplamente espalhada nos tempos de pandemia e igualmente desmentida nos veículos de imprensa.

A notícia foi espalhada principalmente no grupo Médicos Pela Vida, condenado em 2023 a pagar R$ 10 milhões por discurso antivacina.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, pesquisadores afirmaram que os ensaios citados pelo grupo para corroborar a afirmação são, na verdade, de revisão (permitem somente a atualização de informações e um resumo sobre as principais pesquisas em torno de um determinado tema) ou observacionais (descritivos e analíticos) e não possibilitam identificar as relações de causalidade entre dois fatores.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza