Os barões do agronegócio terão as contas de exportação auditadas e analisadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, após a Turma de Câmaras Cíveis Reunidas ter decidido no início deste mês dar continuidade à ação movida pelo Tribunal de Contas contra o Secretário de Fazenda de Mato Grosso, Gustavo Oliveira, que se recusou a repassar informações sobre o recolhimento do ICMS, por parte dos barões do agronegócio.
Existe uma enorme expectativa de que o acesso aos dados à “simulação de exportação” vai desnudar fraudes bilionárias no Estado de Mato Grosso, possibilitando aumentar a receita pública de Mato Grosso.
Comentário meu: Nunca entendi a resistência do Estado em deixar o TCE auditar a receita e ajudar na fiscalização se isso só pode trazer benefícios para o Estado. A própria Procuradoria Geral já identificou que em apenas uma transação, usando laranjas, um pseudo exportador sonegou mais de três bilhões em impostos.
Diante dessa constatação parabéns ao TJ por permitir que o dinheiro público seja fiscalizado.


















