A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) quer mudar a entrada principal do campus de Cuiabá da Avenida Fernando Corrêa da Costa para a Avenida Córrego do Barbado, nas proximidades do supermercado Big Lar. A proposta foi apresentada na tarde desta terça-feira (13.05) pela reitora Marluce Souza e Silva ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira e Silva.
Segundo a reitora, a mudança tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana, aumentar a segurança viária e dar à instituição uma entrada compatível com sua importância acadêmica. O projeto inclui a construção de uma nova rotatória e será elaborado em parceria com o governo estadual.

“A nova portaria permitirá um acesso social mais adequado, valorizando o serviço público e a relevância da UFMT para o Estado”, disse Marluce. Ela afirmou que o governador Mauro Mendes já autorizou a abertura das tratativas, e que a resposta da Sinfra foi positiva.
Também foi discutida a possibilidade de repasse de recursos de emendas parlamentares de comissão do Estado para a universidade. De acordo com a reitora, o compromisso foi assegurado e poderá viabilizar novos investimentos em infraestrutura.
Outros temas também foram debatidos como a revitalização de espaços do campus de Cuiabá, como o campo de esportes, e a necessidade de cessão de servidores estaduais à universidade. As ações fazem parte de um esforço institucional para requalificar o campus, com foco em acessibilidade e melhores condições de estudo e trabalho.
A parceria entre a universidade e o governo tem sido reforçada por meio do projeto Amigos da UFMT, que apoia iniciativas de infraestrutura e sustentabilidade. Uma das ações em andamento é a substituição de luminárias: mais de 100 já foram trocadas, e a previsão é expandir a troca para os campi de Sinop, Araguaia e Várzea Grande.
Além da reitora e do secretário, participaram da reunião representantes da UFMT e da Sinfra, incluindo professores, servidores da área de planejamento e membros do Grupo de Trabalho de Revitalização da universidade.