
As convenções partidárias encerradas nesta semana definiram seis nomes para a disputa pelo Governo de Mato Grosso e dez para as duas vagas do estado no Senado nas eleições de 2026. Levantamento do PNB Online a partir das atas encaminhadas à Justiça Eleitoral mostra que as principais alianças foram consolidadas nos últimos dias do prazo, encerrado na quarta-feira (05.08).
Na disputa pelo Palácio Paiaguás, foram escolhidos Otaviano Pivetta (Republicanos), Wellington Fagundes (PL), Natasha Slhessarenko (PSD), Sargento Laudicério (Agir), Maurício Coelho (Mobiliza) e Rafaell Milas (Missão). As duas últimas candidaturas foram lançadas de forma isolada.
Pivetta encabeça a aliança formada por Republicanos, Federação União Progressista, que reúne União Brasil e PP, Federação PSDB/Cidadania e Podemos. Para as duas vagas ao Senado, o grupo aprovou as candidaturas do ex-governador Mauro Mendes, indicado pelo União Brasil, e de Margareth Busetti, do PP.
A coligação liderada pelo PSD terá Natasha Slhessarenko como candidata ao governo. O grupo reúne PSD, PDT, PSB, Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, e Federação PSOL/Rede. As candidaturas ao Senado são do ex-governador Pedro Taques (PSB) e do atual senador Carlos Fávaro (PSD).
Outra aliança tem o senador Wellington Fagundes (PL) como candidato ao governo. Em reunião realizada no último dia do prazo das convenções, a Executiva do PL aprovou uma composição com MDB, Novo, PRD e Democracia Cristã. Para o Senado, o grupo reúne José Medeiros (PL) e Janaina Riva (MDB). A ata do PL ratifica Medeiros na disputa, enquanto o MDB aprovou Janaina.
O Agir lançou chapa própria ao governo, com Sargento Laudicério, e duas candidaturas ao Senado: Beny Godoy e Professor Nelson. Já o Missão escolheu Rafaell Milas para o governo, e o Mobiliza, Maurício Coelho.
Há ainda duas candidaturas ao Senado sem nomes próprios ao governo nas respectivas atas: Antonio Galvan (Avante), que concorrerá com o número 700, e Coronel Darwin (Democrata), com o número 351. O Democrata decidiu não lançar candidatura ao governo nem integrar coligação para esse cargo.
A eleição deste ano renovará dois terços do Senado. Por isso, Mato Grosso elegerá dois senadores, diferentemente de 2022, quando havia apenas uma vaga em disputa. Cada eleitor poderá votar em dois candidatos diferentes ao cargo.
Registro até 15 de agosto
O fim das convenções não encerra a formalização das candidaturas. Partidos, federações e coligações têm até as 19h de 15 de agosto para apresentar à Justiça Eleitoral os pedidos de registro dos candidatos a governador, vice-governador, senador, suplentes e deputados. Até essa etapa, os nomes são os escolhidos pelas legendas e alianças e ainda dependem do processo de registro eleitoral.
A propaganda eleitoral começa em 16 de agosto, quando passam a ser permitidos atos de campanha nas ruas e na internet. O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão será exibido de 28 de agosto a 1º de outubro no primeiro turno.
O primeiro turno das eleições será realizado em 4 de outubro. Caso nenhum candidato ao governo ou à presidência obtenha a maioria necessária, o segundo turno será em 25 de outubro.


















