A Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) realizou o Conselho Técnico do Campeonato Mato-grossense Feminino 2026 e definiu o formato de disputa. A reunião contou com o presidente da FMF, Diogo Pécora, demais integrantes da entidade e representantes dos clubes interessados. Apenas cinco equipe vão disputar a principal competição estadual do futebol feminino.

Com início previsto para 26 de setembro , o Mato-grossense Feminino contará com as seguintes equipes: Sorrisso EC, Ação, Paulistano, Mixto e Operário VG . Na primeira fase, os clubes formarão um grupo único e se enfrentarão em turno e returno, no sistema de pontos corridos. Cada equipe disputará oito partidas, e os dois melhores colocados avançarão para a final.
A decisão será disputada em dois jogos, com ida e volta. O segundo colocado da primeira fase terá o mando de campo na partida de ida, enquanto o primeiro colocado decidirá o título em casa. Além da vantagem do mando no segundo jogo, o líder da fase classificatória terá a vantagem. Se a final terminar empatada em pontos e saldo de gols, quem terminou na liderança na primeira fase será campeã. O regulamento não prevê decisão por pênaltis.
A final está prevista para o dia 20 de novembro, quando será conhecido o campeão estadual de 2026.
Vaga no Brasileiro A3
Além do título estadual, o Campeonato Mato-grossense Feminino garante ao campeão uma vaga em competição nacional equivalente à Série C do masculino.
Caso a equipe campeã já possua vaga em uma das divisões superiores, a vaga na Série A3 será repassada ao melhor colocado. Mixto está na Série A1 e o Ação está na A2.
A tabela e regulamento da competição serão divulgados posteriormente nos canais oficiais da FMF.























