Pesquisar
Close this search box.

Participação de MT no PIB nacional cresce mesmo com pandemia

Publicidade

Agência Brasil

agronegocio soja colheita.jpg

 

Um levantamento publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (16.12) aponta que tanto Mato Grosso quanto Cuiabá aumentaram suas participações no Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro no ano de 2020, mesmo com o forte impacto causado pela pandemia de covid-19. O resultado vai de encontro ao apresentado por grandes centros urbanos importantes para a economia nacional, como Rio de Janeiro e São Paulo. 

 

Conforme a pesquisa, Cuiabá aumentou sua participação de 0,33% a 0,35% na comparação entre 2019 e 2020. Mesmo assim, a capital passou longe de representar considerável parte do PIB estadual, como acontece com a maior parte das Unidades Federativas (UFs). Assim como em outras 12 UFs, por aqui a capital representou menos de 30% do PIB estadual em 2020. 

 

Além de Cuiabá, também aparecem na lista Belém (PA), com 14,3%; Palmas (TO), 22,8%; João Pessoa (PB), 29,5%; Recife (PE), 26,0%; Salvador (BA), 19,3%; Belo Horizonte (MG), 14,3%; Vitória (ES), 18,4%; Curitiba (PR), 18,1%; Florianópolis (SC), 6,1%; Porto Alegre (RS), 16,2%; Campo Grande (MS), 24,6%; e Goiânia (GO), 23,2%.

 

Mato Grosso, por sua vez, aumentou de forma significativa sua participação no PIB nacional, crescendo de 1,92% para 2,35% no comparativo entre 2019 e 2020. A pesquisa mostra que o PIB estadual teve um salto de 25% em apenas um ano, passando de cerca de R$142 bilhões para R$178 bilhões. Uma das principais razões para o expressivo aumento está na agropecuária, que expandiu sua atuação durante a pandemia. 

 

Ainda conforme o IBGE, foi possível observar que, em 2020, ¼ do valor adicionado bruto da Agropecuária brasileira era concentrado em 119 Municípios, dos quais 83

(69,7%) estavam situados nas Regiões Centro-Oeste e Nordeste, ancorados, em sua maioria, na produção de soja, nas duas Regiões, e de cana-de-açúcar, no Centro-Oeste. Os cinco maiores valores foram, nessa ordem, São Desidério (BA), Formosa do Rio Preto (BA), Sorriso (MT), Sapezal (MT) e Rio Verde (GO), e, juntos, somavam 3,0% do valor adicionado bruto da Agropecuária em 2020.

 

Cenário nacional

 

Os cinco municípios com as maiores quedas de participação no PIB do Brasil, entre 2019 e 2020, foram São Paulo (9,8%), com perda de 0,5 ponto percentual; Rio de Janeiro (4,4%), 0,4 ponto percentual; Brasília (3,5%), 0,2 ponto percentual; Curitiba (1,2%), 0,1 ponto percentual; e São José dos Pinhais (0,3%), com queda de 0,1 ponto percentual. Esses cinco municípios corresponderam a quase 20% do total do PIB do país, no ano.

 

Em 2020, nove municípios responderam por quase 25% do PIB nacional e 15,3% da população brasileira: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Osasco, Porto Alegre e Guarulhos. Já as 82 municipalidades com maiores PIBs representavam, aproximadamente, 50% do PIB total e 35,8% da população do país. Em 2002, apenas quatro municípios, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, somavam cerca de 1/4 da economia nacional.

 

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza