
Algo está claro para o ministro Carlos Fávaro (PSD): a sustentabilidade é e continuará sendo uma prioridade do Ministério da Agricultura e Pecuária sob sua gestão. Ele destacou esse compromisso durante a terceira edição do seu programa no YouTube, “Coisas Nossas”. No programa desta semana, Fávaro também alertou sobre os riscos enfrentados pelo Pantanal devido à seca histórica que a região está atravessando.
Para o ministro, o Governo Estadual falha ao não intensificar os esforços em políticas efetivas de conservação do bioma. Fávaro apontou que o Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou em maio que o Pantanal pode enfrentar uma das piores secas de sua história ainda este ano. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) também emitiu alertas sobre o agravamento da situação.
“Não dá para aceitar o que o governo de Mato Grosso fez recentemente. O Estado recorreu na justiça para não preservar a Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Paraguai. Uma posição inaceitável, que afeta o Pantanal”, afirmou Fávaro. O ministro enfatizou também a necessidade de investir na proteção de Áreas de Preservação Permanente (APP) e nas nascentes dos rios, que são fundamentais para prevenir incêndios, pois mantêm a umidade do solo e funcionam como barreiras naturais contra o fogo. “Anunciar apenas medidas de combate é admitir a falta de atenção às causas dos incêndios, que estão ligadas à falta de políticas efetivas de conservação”, disse.
Parcerias sustentáveis
Durante o programa, o ministro também destacou que recentemente o Brasil discutiu com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) os avanços do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Por meio da JICA, o Japão será o primeiro país a contribuir com o PNCPD, um dos principais projetos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“Estamos comprometidos em implementar práticas que respeitem o meio ambiente. A degradação do solo e a perda de vegetação são desafios que estamos enfrentando com muita determinação. A parceria com a agência japonesa nos permitirá converter até 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em áreas agricultáveis em dez anos”, destacou.
O Coisas Nossas vai ao ar às segundas-feiras no canal Carlos Fávaro no YouTube, com a participação dos cidadãos através de perguntas, vídeos, mensagens e sugestões enviadas pelo WhatsApp (65) 9809-0055.
Confira o programa na íntregra
























