Pesquisar
Close this search box.
MINISTÉRIO PÚBLICO

Projeto de ressocialização reduz reincidência criminal em Mato Grosso

Publicidade

Mais de 320 pessoas privadas de liberdade em Mato Grosso já foram beneficiadas pelo projeto de ressocialização “Reconstruindo Sonhos”, iniciado em 2021. Desenvolvido em seis unidades prisionais do estado, incluindo a Penitenciária Central do Estado (PCE), a iniciativa tem resultados expressivos: entre os 57% dos participantes que já receberam alvará de soltura, 88% não retornaram ao sistema prisional.

Segundo a coordenadora do projeto, procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, a aferição da reincidência criminal é feita por meio de quatro sistemas que monitoram ocorrências em nível estadual e nacional.

Na PCE, maior unidade prisional do estado, o programa já concluiu duas turmas e está com a terceira em andamento. Entre as atividades oferecidas estão cursos de qualificação profissional, como aplicador de revestimento cerâmico, costureiro e panificação, ministrados por instituições como Pronatec e Senac.

Bruno Aparecido Maza, participante da primeira turma no Centro de Ressocialização de Cuiabá, é exemplo do impacto do projeto. Após deixar o sistema prisional, ele se tornou empreendedor. “O Reconstruindo Sonhos ajudou muito eu abrir a minha mente para poder voltar ao mercado de trabalho. Faz dois anos que estou em liberdade. Para reconstruir, a pessoa precisa de chance na vida, se não tiver, acaba voltando ao mundo do crime”, afirmou.

Com foco no desenvolvimento humano e na qualificação profissional, o “Reconstruindo Sonhos” busca oferecer oportunidades para que os participantes possam reintegrar-se à sociedade de forma digna.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza