Voluntários realizaram um churrasco em comemoração ao Natal para os moradores do Abrigo Bom Jesus, de Cuiabá. A instituição filantrópica há décadas acolhe idosos, muitos deles abandonados por suas famílias.
“Este é o segundo ano que realizamos essa ação, que só é possível graças à participação de muitos amigos. Eles contribuem para que os idosos do abrigo vivenciem momentos muito especiais, como o de hoje”, explicou Carlos Barradas, proprietário do Açougue Morada, que participou da ação em parceria com os Refrigerantes Marajá, equipe do Marcos Leite BBQ e outros colaboradores.
Marcos Leite, mestre churrasqueiro há mais de sete anos e responsável pela equipe de churrasqueiros voluntários, destacou a importância do evento. “Estamos muito felizes em participar deste ato solidário.”
Os voluntários chegaram cedo para preparar as carnes da melhor maneira possível, utilizando produtos de alta qualidade. O gesto foi um verdadeiro presente de Natal, época em que as famílias tradicionalmente se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus.
“Hoje estou aqui como voluntário, colaborando com este evento tão importante. Nós, como sociedade, precisamos dedicar um pouco do nosso tempo para contribuir com os idosos, que necessitam de afeto e atenção. Este é um gesto de retribuição por tudo o que recebemos durante o ano. E não há maneira melhor de fazer isso do que praticando o bem”, disse Vinicius Cerqueira, um dos churrasqueiros voluntários.
Márcia Ferreira, diretora do Abrigo Bom Jesus, ressaltou que a instituição, com seus 84 anos de história, depende essencialmente de doações e do trabalho de voluntários. “O voluntariado não se resume a doações materiais, como o delicioso churrasco de hoje. Ele também envolve presença e afeto, momentos que tocam profundamente tanto os idosos que recebem, quanto aqueles que praticam a ação”, destacou Márcia.
Gisela Magri, voluntária que visita o abrigo toda quarta-feira para o lanche da tarde com as amigas Rita e Luciana, compartilhou sua experiência: “Depois que minha mãe faleceu, fiquei com um vazio. Foi quando Márcia me convidou para conhecer o abrigo. Aqui, encontrei várias mães e pais adotivos. É muito gratificante, porque muitos idosos aqui enfrentam uma solidão profunda. Convido quem está se sentindo triste ou enfrentando uma perda recente a vir conhecer o abrigo. O trabalho voluntário não é apenas para ajudar o outro, mas também para acolher nosso próprio coração.”
Denildes, carinhosamente chamada de Bombom, é uma das moradoras do abrigo. Após o almoço, enquanto tomava sol no pátio, comentou com alegria: “O churrasco estava uma delícia! Só não comi mais porque não cabia!”, brincou com seu marcante sotaque cuiabano.
Ela também deixou uma mensagem especial. “Deus abençoe quem organizou e preparou esse churrasco. O Natal é o aniversário de quem deu a vida por nós. Se você acordou vivo, agradeça a Deus. Muitos de nossos irmãos já partiram. Agradeça por mais um dia de vida!”
Priscila Moraes Bonna, nutricionista do abrigo, reforçou como eventos assim são significativos: “Os idosos adoram churrasco, especialmente quando as carnes são tão macias que até quem já perdeu os dentes pode aproveitar. Momentos como este são muito especiais para eles, que muitas vezes sofrem com a falta de carinho e atenção por não terem familiares. Convidamos todos a visitar, passar um tempo conosco e, se possível, trazer presentes – eles adoram!”
Para doar qualquer quantia ou agendar uma visita à Fundação Abrigo Bom Jesus, entre em contato pelo telefone: (065) 98112-0188.


























