
A onda de calor extremo que atinge as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deve continuar nesta de semana em Cuiabá, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar da indicação do órgão de que o fenômeno chega ao fim nesta segunda-feira (06.05) em outras regiões do país, a previsão é que as temperaturas permaneçam altas durante toda a semana nas regiões sul e Leste de Mato Grosso.
Sem chances de chuva para os próximos dias, a semana inicia com previsão de 25ºC e máxima de 37ºC na capital. A umidade varia entre 60% e 25%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis de umidade mais adequados para a saúde humana estão entre 40% e 70%, portanto, é necessário redobrar os cuidados com hidratação.
A terça-feira (07.05) tem a mesma previsão do dia anterior. Ao longo de todo o dia, o céu se mantém limpo e com pouca formação de nuvens. Já a quarta-feira (08.05), deve ser um pouco mais quente. Conforme o Inmet, a máxima deve chegar a 38ºC neste dia. Na quinta-feira (09.05), a previsão é de que novamente a temperatura varie entre 25ºC e 38ºC e na sexta-feira (10.05), entre 24ºC e 38ºC.
Cuidados com a saúde
Durante os períodos de calor intenso, os cuidados devem ser redobrados com pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com condições médicas pré-existentes e aqueles que trabalham ao ar livre.
É importante manter-se hidratado, permanecer em ambientes frescos, evitar atividades extenuantes ao ar livre, proteger-se do sol e verificar os sintomas de superaquecimento. Utilizar toalhas umedecidas ou banhos frios, e optar por alimentos leves e frios também são cuidados importantes.
























