A Prefeitura de Várzea Grande deu calote nos salários dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de outros cargos que atuam na Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com documento da própria Prefeitura obtido pela reportagem do PNB Online.
O atraso nos pagamentos chega a 13 dias, de acordo com informações recebidas pela reportagem. Um documento oficial emitido pela Direção Técnica do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande revela a crise na saúde pública do município. No Ofício n.º 0070/2026, o diretor técnico José Mário Podanos que formalizou uma denúncia sobre graves inconsistências remuneratórias que afetam os médicos da unidade.
De acordo com a notificação institucional datada desta terça-feira (12.05), profissionais relatam que os pagamentos realizados pela prefeitura estão divergentes da produção e das escalas efetivamente executadas, além de denúncias sobre a ausência de lançamentos de plantões extras e demais verbas assistenciais.
A Direção Técnica alertou a Secretaria Municipal de Saúde e os setores de Recursos Humanos e Financeiro sobre os perigos reais que a manutenção desses erros pode causar à população como a desmotivação profissional, a evasão de médicos e que esse cenário gera um comprometimento da estabilidade operacional dos serviços prestados aos usuários do SUS.
No documento, a Direção Técnica do HPSMVG ressalta que não possui competência sobre o processamento da folha de pagamento ou auditoria financeira e afirma que as atribuições são exclusivas dos setores administrativos e de gestão da Prefeitura Municipal.
“Considerando o potencial impacto assistencial decorrente da manutenção das inconsistências relatadas, especialmente quanto ao risco de desmotivação profissional, evasão de médicos, descontinuidade de escalas e comprometimento da estabilidade operacional dos serviços assistenciais, esta Direção Técnica entende necessária a adoção célere das providências administrativas cabíveis para apuração, regularização e esclarecimento das situações apontadas pelos profissionais envolvidos”, diz a notificação.
Outro lado
A Prefeitura de Várzea Grande afirmou que está quitando o passivo por meio de folha complementar e que está realizando uma “auditoria interna” sobre pagamentos de horas extras e incentivos.
Secretaria Municipal de Saúde informa que os casos de pagamentos em atraso de alguns profissionais estão sendo tratados por meio de folha suplementar, com objetivo de garantir a regularização dos valores pendentes o mais breve possível.
Em relação aos pagamentos de horas extras e prêmios incentivos, a Pasta está realizando uma auditoria interna para avaliação e conferência de alguns casos específicos, assegurando transparência e conformidade nos processos.
A Secretaria reforça ainda que segue alinhando junto à Secretaria de Administração (SAD) a regularização da folha salarial dos servidores que não receberam seus vencimentos de forma integral.
A gestão destaca que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para solucionar as pendências identificadas.






















