O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) apresentou, nesta quarta-feira (26.03), uma moção de repúdio contra o governador Mauro Mendes (União) em razão de declarações do governador em que se mostrou favorável à expropriação de terras de proprietários rurais flagrados realizando desmatamento ilegal.
A disputa entre Cattani e Mauro começou após manifestações do deputado contra o posicionamento do governo em relação a uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) apresentada pelo PSOL, em que se cobram medidas efetivas aos governos estaduais para o combate a incêndios e desmatamentos na Amazônia, Pantanal e Cerrado.
“Eu deixo esse requerimento de moção de repúdio e peço que todos possam debater e aprová-la, porque não podemos aceitar isso, e, como bom oportunista que sou, não poderia perder a oportunidade de defender os produtores de Mato Grosso”, disse, ironizando o governador, que o acusou de “oportunismo” e malandragem.
Citado na ADPF, o governo Mendes enviou manifestação sugerindo a expropriação ao Supremo Tribunal Federal (STF).
“Seria absurdo imaginar que a Constituição admita confisco de propriedade para quem planta alguns hectares de cannabis, mas vedaria tal sanção a quem devasta milhares de hectares de floresta nativa em franca ilegalidade”, diz trecho do documento assinado pelo governador.
Em resposta a Cattani e Janaina Riva, que também se manifestaram contra a expropriação, o governador classificou como “malandragem” o discurso de que ele seria favorável à proposta e chamou de mentirosos aqueles que revelaram o documento, mas não citou o nome dos deputados. Mendes alegou que não defendeu a expropriação apenas em casos de “desmatamento irregular” e citou uma suposta diferença com o “desmatamento ilegal”.




















