
Mato Grosso vai receber 33 novos peritos médicos federais para atuar nas Agências da Previdência Social, dobrando a atual capacidade de atendimento no estado, que hoje conta com 33 profissionais. A medida busca reduzir a fila de espera por perícias e agilizar o atendimento aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os novos servidores integram a primeira leva de nomeações do concurso público realizado em fevereiro, após 15 anos sem contratações. Ao todo, 250 peritos foram nomeados nesta quarta-feira (30), conforme publicação no Diário Oficial da União. Na Região Centro-Oeste, serão 74 novos profissionais, um aumento de 28% na força de trabalho.
Em Mato Grosso, 13 municípios receberão os novos peritos: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a distribuição das vagas levou em conta o tempo médio de espera por uma perícia médica e a localização estratégica das agências. A expectativa é de que os profissionais comecem a atuar ainda em agosto, após a apresentação dos documentos e a posse.
O ministro Wolney Queiroz afirmou que a chegada dos novos peritos representa uma mudança significativa no quadro da perícia médica, especialmente nas regiões mais carentes. “Eles irão trabalhar onde a espera é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento na ponta aos nossos segurados”, declarou.
O concurso foi organizado pelo Cebraspe e contou com quase 14 mil inscritos.























