Nesta terça-feira (19.09), às 19h30, o Cineteatro Cuiabá exibe um filme que disputa vaga brasileira no Oscar 2024, o aclamado “Retratos Fantasmas”. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, a obra de 91 minutos é uma declaração de amor às salas de cinema de rua e à vida nas cidades. A exibição será seguida por uma instigante conversa mediada pelos professores do Curso de Cinema & Audiovisual da FCA/UFMT, Lucas Furtado e Christian J. A. F. Alves da Silva.

Com uma entrada acessível de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia), “Retratos Fantasmas” é recomendado para maiores de 12 anos e promete transportar o público para um mundo de emoções e reflexões. Além disso, vale destacar que é permitido estacionar na Avenida Getúlio Vargas a partir das 19h30, tornando o acesso ainda mais conveniente.
O filme é uma viagem nostálgica às salas de cinema do centro do Recife ao longo do século XX, onde milhões de pessoas compartilharam experiências cinematográficas memoráveis. Com o passar do tempo, as ruínas desses grandes cinemas revelam verdades profundas sobre a vida em sociedade.
Kleber Mendonça Filho, diretor do filme, desafia rótulos e categorizações, afirmando: “Eu não costumo colocar meus filmes em definições tão claras de gênero ou dividindo entre ficção e documentário. Retratos Fantasmas eu sempre pensei como um filme e ponto, inclusive por conta desses momentos filmados como ficção. Ele é, essencialmente, um documentário de fantasia. E, como cinéfilo, sempre gostei muito da experiência de filmes que me deixam um pouco sem saber como reagir – e isso acontece de alguma forma em alguns dos meus filmes, eu acho.”
O filme foi selecionado no último dia 12 de setembro pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa pela indicação ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional. Essa decisão veio após a comissão revelar seis longas da pré-seleção, que incluía, além de “Retratos Fantasmas”, os filmes “Pedágio”, “Estranho Caminho”, “Noites Alienígenas”, “Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha” e “Urubus”.
“Retratos Fantasmas” teve sua primeira exibição no Festival de Cannes deste ano, fora da competição, onde conquistou elogios da imprensa internacional. A première do filme no Brasil aconteceu no 51º Festival de Gramado, em 12 de agosto, onde também foi ovacionado como uma apaixonada carta de amor ao cinema e à valorização dos centros urbanos. Este é um filme que promete tocar o coração do público e deixar uma marca duradoura no cenário cinematográfico nacional e internacional.
























