José Roberto Stopa pode ter todas as credenciais para disputar a prefeitura de Cuiabá. Foi secretário e bom secretário, em diferentes governos. Conhece a cidade como ninguém. Tem boa capilaridade com o movimento de bairros devendo ter muito apoio entre presidentes de associações, mas não tem o que ´fundamental para disputar uma eleição – partido que o apoie. A candidatura Stopa pode assim morrer no nascedouro. Explico:
1 – Stopa é indiscutivelmente a grande liderança do PV, mas o partido que ajudou a construir em Mato Grosso não terá apoio para respaldar a candidatura pela Federação Brasil Esperança.
2 – Stopa sabe que precisa sair do partido e inicialmente pensou em se filiar no MDB, onde imaginava que teria o respaldo do prefeito e do seu filho, deputado federal Emanuelzinho. A deputada Janaina, respaldada pelo deputado federal Juarez Costa bateu-lhe a porta na cara e disse que por lá ele não será candidato.
3 – O vereador Renivaldo Nascimento, secretário de Emanuel, amigo de Stopa e do prefeito e presidente municipal do PSDB convidou Stopa para o partido dos tucanos. O convite foi referendado pelo deputado Avalone, presidente estadual do partido, que elogiou Stopa, mas colocou claramente que “ o partido terá outros nomes a serem avaliados, inclusive o meu (dele Avalone) e quem estiver em melhores condições disputará o pleito”. Traduzindo: O PSDB acolhe Stopa mas não lhe dá a garantia da candidatura, ou seja ele terá que conquistar esse direito no partido.
Essa situação toda permite uma conclusão maisn que óbvia: o desgaste de Emanuel como prefeito tem dificultado até a possibilidade de uma candidatura do seu secretário.
Stopa está perdido no labirinto da política e parece que não tem saída.

























