As fortes chuvas que atingiram a região oeste de Mato Grosso nesta segunda-feira (13.01), deixaram destruição no município de Rio Branco. Casas, comércios e pontes foram severamente afetados pela força das águas. O município de Salto do Céu também foi fortemente atingido.
Em Rio Branco, o prefeito Pabollo Victor (Republicanos) declarou situação de emergência e solicitou o apoio da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros. “Estamos monitorando a situação e trabalhando para minimizar os impactos. Pedimos aos moradores em áreas de risco que saiam imediatamente, pois as chuvas continuam intensas e o nível das águas pode aumentar ainda mais”, alertou.
A força das chuvas invadiu áreas rurais e urbanas, comprometendo residências, infraestruturas e a rotina da população. Equipes de emergência estão no local avaliando os danos e oferecendo assistência aos afetados.
Uma campanha de arrecadação intitulada “SOS Rio Branco e Salto do Céu” foi lançada para apoiar as famílias atingidas. As doações podem incluir itens como água potável, alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, brinquedos, rações e produtos de higiene. O ponto de coleta está localizado no Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior de Mato Grosso (Sintesmat), em Cáceres. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 98476-5485.
O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) informou que se dirigiu às áreas atingidas para avaliar os danos e buscar soluções junto ao Governo do Estado e outros órgãos. “Nosso compromisso é estar ao lado das famílias neste momento desafiador e articular o suporte necessário para minimizar os impactos”, afirmou o deputado.
A Defesa Civil estadual já está no local, conforme divulgado pelo governador Mauro Mendes.