
O Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) realiza, no dia 26 de junho, mais uma edição do Ciclo de Palestras Wolfgang J. Junk. O convidado desta vez é o professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Marcelo Sacardi Biudes, que tratará dos efeitos das mudanças climáticas nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.
A palestra, com o tema “Mudanças Climáticas em Mato Grosso: sinais Hidrológicos e Atmosféricos nos Três Grandes Biomas”, será às 15h no auditório do INPP, localizado dentro da UFMT. Haverá transmissão online pela plataforma Even3 e as inscrições podem ser realizadas neste link. A participação é gratuita, com emissão de certificado aos inscritos.
Biudes vai apresentar dados e análises sobre como os impactos climáticos vêm se manifestando de forma diferenciada nos regimes hidrológicos e na dinâmica atmosférica desses três biomas, que juntos compõem grande parte do território mato-grossense.
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da UFMT, o pesquisador atua em áreas como micrometeorologia, sensoriamento remoto e fluxos de energia e gases entre vegetação e atmosfera. Também integra redes científicas nacionais e internacionais voltadas ao monitoramento ambiental e ao enfrentamento das mudanças climáticas.
Criado pelo INPP, o Ciclo de Palestras Wolfgang J. Junk tem como objetivo estimular o debate interdisciplinar sobre conservação de ecossistemas, desenvolvimento sustentável e ciência aplicada às políticas públicas ambientais.



























