Pesquisar
Close this search box.
VÍDEO NO INSTAGRAM

Janaina Riva cobra Mauro Mendes por estupros e feminicídios em Mato Grosso

Publicidade

Em um vídeo publicado em suas redes sociais neste sábado (26), a deputada estadual Janaína Riva (MDB-MT) fez um discurso contundente contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UNIÃO), exigindo medidas urgentes para combater a violência contra as mulheres no estado. Com dados alarmantes, a parlamentar destacou que Mato Grosso lidera, pelo segundo ano consecutivo, os rankings nacionais de feminicídios e estupros.

“Governador, só esse ano foram 2.700 estupros em Mato Grosso. Isso não te revolta?”, questionou Janaína, lembrando que é mãe de uma menina. “Seis mulheres são estupradas por dia em cidades como Sorriso, Tangará da Serra, Sinop e Cuiabá. São as cidades que mais se estupra mulheres no Brasil. Isso é vergonhoso.”

A deputada criticou a falta de efetivo policial e a demora na convocação de concursados, afirmando que o estado está com um contingente menor que em 2016, mesmo com o crescimento populacional. “Segurança pública não se faz com marketing. Ela se faz com homens e mulheres nas ruas, protegendo as famílias.”

Leia Também:  Max Russi diz que reajuste de servidores do Judiciário será aprovado na próxima quarta

Janaína também rebateu a afirmação do governador de que a violência contra a mulher é “cultural”. “O governo diz que isso é cultural. Danem-se as mulheres? Não podemos naturalizar a barbárie.” Ela cobrou a implementação de delegacias 24 horas especializadas e maior investimento em patrulhas, como a Ronda Maria da Penha.

Feminicídios em alta

Os números apresentados pela deputada são preocupantes: além dos 2.700 estupros registrados em 2025, os feminicídios já aumentaram 28% neste ano. “Mato Grosso é o estado que mais mata mulheres no Brasil, só por serem mulheres”, destacou.

A parlamentar lembrou casos de vítimas que morreram mesmo com medidas protetivas e denunciou a falta de estrutura nas delegacias. “O crime que mais registra boletim de ocorrência no estado não tem uma delegacia 24 horas dedicada. Isso é inaceitável.”

Cobrança por responsabilidade

Janaína afirmou que o governador não pode transferir a culpa para o Legislativo ou para o Judiciário. “Quem está falhando é você. Quem tem a caneta é você. Quem decide o orçamento é você.” Ela também criticou a priorização de negócios em detrimento da segurança pública.

Leia Também:  Contador é suspeito de fabricar CNPJs para abrir sites e aplicar fraudes

O discurso terminou com um apelo emocionado: “Governador, coloque a mão na consciência. Pense nas mulheres que não têm segurança privada como a sua família. Eu não sei como o senhor dorme à noite sabendo que o seu estado estupra seis mulheres por dia.”

Alerta de Antero

No Comentário Preto no Branco desta sexta-feira (25.07), o jornalista Antero Paes de Barros também analisou os números alarmantes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 em relação a Mato Grosso.

O estudo, divulgado nesta quinta-feira (24.07) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta o avanço da violência no estado. O aumento das mortes violentas e dos feminicídios contrasta com o discurso do governador Mauro Mendes, que insiste em afirmar que está em prática uma política de “tolerância zero” na segurança pública.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza