Pesquisar
Close this search box.
EDUCAÇÃO

Mato Grosso registra melhor Ideb da série histórica, mas ensino médio permanece estagnado

Publicidade

Foto por: Michel Alvim – SECOM / MT

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Mato Grosso atingiu, em 2025, os melhores resultados desde o início da série histórica, em 2005. O avanço foi puxado pelo ensino fundamental, enquanto o ensino médio permaneceu estagnado. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o índice passou de 6,0, em 2023, para 6,3 em 2025. Já nos anos finais, evoluiu de 4,9 para 5,1. No ensino médio, o Ideb permaneceu em 4,4, repetindo o desempenho da edição anterior. Na rede pública, os resultados também melhoraram: os anos iniciais passaram de 5,8 para 6,1; os anos finais, de 4,8 para 4,9; e o ensino médio, de 4,2 para 4,3.

Os resultados colocam Mato Grosso acima da média nacional nos anos iniciais do ensino fundamental, que ficou em 6,3, mas abaixo nos anos finais, cuja média brasileira foi de 5,3, e no ensino médio, que alcançou 4,5.

Leia Também:  Zoonoses de VG faz alerta para alta de casos e pede atenção da população aos sinais da doença

Os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que compõem o Ideb, também apontam melhora na aprendizagem dos estudantes mato-grossenses. No 5º ano do ensino fundamental, a nota média em língua portuguesa subiu de 210,71 para 216,34 pontos e, em matemática, de 220,95 para 230,75. No 9º ano, houve avanço de 251,46 para 252,63 pontos em português e de 248,62 para 253,11 em matemática.

No ensino médio, porém, o desempenho permaneceu praticamente estável. Em língua portuguesa, a média passou de 271,56 para 271,23 pontos, enquanto, em matemática, variou de 267,77 para 268,03.

O Saeb 2025 avaliou 5,9 milhões de estudantes em 73,7 mil escolas de todo o país. Segundo o Inep, todas as unidades da Federação registraram melhora no Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais, 24 estados avançaram, dois ficaram estáveis e um apresentou queda. Já no ensino médio, 23 estados melhoraram o índice, três permaneceram estáveis e um recuou.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza