Pesquisar
Close this search box.
HOMEM DO MITO

Mauro Mendes celebra o apoio do líder da extrema direita brasileira

O governador Mauro Mendes (União) celebrou o apoio declarado do líder da extrema direita brasileira, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para a sua candidatura ao Senado. Bolsonaro aposta em Mendes como mais um voto no Senado pelo impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes, para seu projeto pessoal de vingança política.

Publicidade

Uma das confusões dos políticos da direita e do centro, por esperteza ou ignorância, é chamar a extrema direita de “direita”. Não é. A extrema direita, definitivamente, não é nem a direita clássica conservadora e nem a direita autoritária. A extrema direita está no seu quadrado, no limite do espectro ideológico, na ponta contrária à extrema esquerda. 

Entre a esperteza sincera ou a ignorância conveniente, o governador Mauro Mendes (União) comemorou na última semana o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao seu nome na disputa pelo Senado em 2026, rotulado por ele como o “maior líder da direita brasileira”. Mendes teve a preocupação de reduzir a dimensão negativa da condenação do ex-presidente pelo Poder Judiciário por tentativa de golpe de Estado.

A definição da extrema direita que trabalhamos para definir o bolsonarismo como um populismo autoritário de viés totalitário contempla pontos essenciais:

– Discurso da verdade única;

– Apologia à tortura e à ditadura militar;

– Extermínio dos adversários políticos;

– Controle total dos Poderes de Estado para uma democracia de fachada;

– Repulsa ao Outro, desprezo pela diversidade.

Leia Também:  Consultores destacam ética, pesquisa e preparo como pilares da comunicação política

Mauro Mendes concorda com Bolsonaro quando diz que o erro da ditadura no Brasil foi ter torturado e não ter matado mais? Achou “engraçado” quando Bolsonaro em 2018 disse que tinha de “metralhar a petezada”? Vai fazer a campanha eleitoral ao Senado declarando publicamente o compromisso de votar pelo impeachment do ministro do STF? Vai trabalhar no Senado contra os direitos dos cidadãos e cidadãs LGBTQIA+? São as perguntas a partir de agora que não querem calar para Mendes responder como um “homem do Mito”.

Politicamente, não basta ter o apoio do líder da extrema direita. Mauro Mendes terá que defender as pautas e posições extremistas, ou não terá os votos dos bolsonaristas raiz, que tem fortes resistências ao seu nome. Ou ele assume a sua porção extremista ou terá problemas para cativar corações e mentes dos bolsonaristas de Mato Grosso. 

Ao fim e ao cabo, nas suas declarações de júbilo pelo apoio do líder da extrema direita, Mauro Mendes, mais uma vez, fala de que trabalhou nos bastidores para livrar Bolsonaro da cadeia. O apoio do ex-presidente à sua candidatura ao Senado seria uma retribuição, um troca-troca de favores, conforme declaração registrada pelo site Gazeta Digital:

Leia Também:  Prefeitura vai dar a secretário de Abilio controle sobre fundo de R$ 700 mil

“As articulações políticas acontecem, é natural. Fazem parte do jogo. Dialogo nos bastidores, sempre fiz movimentos silenciosos e eficazes. Fico feliz em conseguir o apoio do Bolsonaro, seguramente o maior líder da direita, hoje. Independente da condição que está, é um líder que conquistou com coragem e bravura, muito respeitado em Mato Grosso. O apoio dele é muito importante”, destacou.

O governador deve à sociedade de Mato Grosso e ao Poder Judiciário uma explicação clara do que significa “movimentos silenciosos e eficazes” em defesa de Bolsonaro. Por que precisaram ser “silenciosos”? Por que foram “eficazes”, se Bolsonaro acabou sendo condenado? O que o envergonha para precisar usar o silêncio? Com a palavra, o senhor governador.

*Pedro Pinto de Oliveira é jornalista e professor da UFMT. Mestre em Ciências da Comunicação pela USP e doutor em Comunicação pela UFMG.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza