Pesquisar
Close this search box.
DETRAN

Suspensões de CNH crescem 70% em cinco anos no estado de MT

Alta nas suspensões é usada por golpistas em mensagens que simulam notificações reais.

Publicidade

Suspensões de CNH crescem 70% em cinco anos no estado de MT (Foto: Agência Brasil)
Suspensões de CNH crescem 70% em cinco anos no estado de MT (Foto: Agência Brasil)

O número de suspensões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) em Mato Grosso tem crescido desde 2022, conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O aumento real de punições pode estar sendo explorado por golpistas, que enviam mensagens fraudulentas a motoristas informando falsamente sobre a suspensão do documento e solicitando o clique em links maliciosos.

Entre 2020 e 2024, 1.673 motoristas tiveram a CNH suspensa em Mato Grosso. O número caiu durante os anos mais críticos da pandemia, mas voltou a subir em 2023 e já supera o patamar registrado antes da crise sanitária. Em 2020, 327 motoristas perderam temporariamente o direito de dirigir, em 2021 foram 272, em 2022 foram 78, em 2023 434 e em 2024 foram 562. Na comparação entre 2020 e 2024 o crescimento é de mais de 70%.

O crescimento do número de suspensões tem sido usado como isca em mensagens falsas enviadas por celular. No conteúdo fraudulento, os criminosos informam que a CNH do motorista foi suspensa e sugerem a regularização por meio de um link malicioso. Ao clicar, a vítima é direcionada para um site que simula uma página oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Leia Também:  Justiça terá posto em Copacabana para atender público de Lady Gaga

O Detran-MT afirma que não envia mensagens por celular sobre suspensão ou cancelamento de CNHs. A página falsa solicita o CPF do usuário e, em seguida, apresenta uma suposta pendência, exigindo o pagamento via PIX para regularizar a situação. Segundo o órgão, trata-se de um golpe, e a recomendação é que o motorista desconsidere qualquer mensagem desse tipo e evite clicar em links suspeitos.

DENATRAN: Estamos processando o cancelamento de sua CNH. Para regularizar, acesse aqui: denatransuspende.co/NSymy
Alta nas suspensões é usada por golpistas em mensagens que simulam notificações reais. (Foto: Reprodução)

Em casos de dúvidas, o Detran recomenda que o cidadão busque informações pelo site oficial (www.detran.mt.gov.br ), ou pela central de atendimento Disque Detran, telefone: (65) 3615-4800 e WhatsApp: (65) 9 9933-9318.

O que leva a suspensões reais

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há três limites de pontuação para a suspensão de uma CNH. A primeira situação é quando o condutor atinge 40 pontos no período de 1 ano sem cometer nenhuma infração gravíssima. A segunda situação é se o condutor cometer uma infração gravíssima (7 pontos). Nesse caso, a CNH será suspensa ao atingir a somatória de 30 pontos no período de 1 ano. Se o motorista cometer duas ou mais infrações de natureza gravíssima no período de 12 meses, o limite será de 20 pontos para a suspensão da carteira.

Leia Também:  Casos de infecção respiratória crescem em Cuiabá, alerta Fiocruz

Para regularizar a Carteira Nacional de Habilitação nos casos de suspensão, o motorista deverá entregar a CNH, obrigatoriamente, em qualquer unidade de atendimento do Detran-MT. Ele ainda terá que cumprir outras etapas obrigatórias como um Curso Teórico de Reciclagem no Centro de Formação de Condutores (CFC) e realizar o Exame Teórico de Reciclagem para Infratores.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Natasha Slhessarenko

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza