Estudantes da rede estadual e de todo o país já podem se inscrever para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025. As inscrições começaram nesta segunda-feira (14) e seguem até o dia 18 de julho, de forma gratuita, por meio do site do programa.
Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) oferta 74.500 vagas em instituições privadas de ensino superior, distribuídas em 1.215 faculdades e 18.419 cursos. Mato Grosso tem 1.546 vagas disponíveis. Os estados com maior número de oportunidades são São Paulo (11.397), Bahia (8.050) e Minas Gerais (7.970).
Podem participar estudantes que tenham feito o Enem a partir de 2010, com nota média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e que não tenham zerado a redação. A renda familiar bruta mensal deve ser de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.
O secretário estadual de Educação, Alan Porto, destacou a importância do programa como uma alternativa para o acesso ao ensino superior. “Aquele que não conseguiu entrar em instituição federal, gratuita, por algum motivo, também merece estudar. O Fies é uma opção para transformar projetos de vida em realidade por meio da educação”, afirmou.
Além do processo regular, o Fies reserva 50% das vagas para o público do Fies Social — estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Para esse grupo, o financiamento pode chegar a 100% do valor das mensalidades.
O programa foi criado em 2001 e tem como objetivo garantir financiamento para estudantes de graduação em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A lista de cursos e instituições pode ser consultada no site do Fies, com filtros por estado, município, nome do curso, faculdade e conceito da graduação.
Perguntar ao ChatGPT