Pesquisar
Close this search box.
EM CUIABÁ

Vereador aciona o MP para tentar barrar aumento na taxa de lixo

Na representação, o vereador argumentou que o aumento foi abusivo, o que pode caracterizar ilegalidade.

Publicidade

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) protocolou, nesta quinta-feira (18.01), uma representação junto ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) solicitando providências para barrar o aumento de 212% realizado na taxa de lixo pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em Cuiabá.

Na representação, o vereador argumentou que o aumento foi abusivo, o que pode caracterizar ilegalidade, pois a inflação acumulada no ano de 2023 foi de 4,62%.

“O prefeito não apontou justificativas plausíveis para chegar a esse percentual absurdo de 212%. Sem dúvidas se configura em um aumento extremamente abusivo para um serviço essencial como o da coleta de lixo”, disse o vereador Dilemário.

Para os serviços da coleta de lixo três vezes por semana, a prefeitura cobrava taxa de R$ 10,60. Com o aumento o valor subiu para R$ 33,10. Já para coleta de seis vezes por semana, a taxa cobrada era de R$ 21,20 e, com o aumento, a taxa foi para R$ 66,20.

“Além do prefeito ter praticado ato abusivo, ele também desrespeitou o princípio constitucional da transparência, pois publicou na véspera das festividades do réveillon, no dia 28 de dezembro, o decreto que concedeu o aumento. Essa atitude deixa claro que o prefeito agiu de má fé, pois a notícia do aumento foi divulgada pela secretaria de comunicação da prefeitura somente neste dia 17, ou seja, 20 dias depois da publicação às escondidas do decreto”, pontuou o vereador.

Leia Também:  PGR se manifesta contra revisão da condenação de Bolsonaro

“Penso também que o aumento da taxa de lixo não deveria ter sido concedido através de um simples decreto, mas se houvesse necessidade, por lei discutida na Câmara Municipal e com realização de audiência pública para ouvir a população. O que o prefeito está fazendo com o contribuinte cuiabano é covardia!”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.

A Prefeitura de Cuiabá informou que vai fazer o lançamento mensal da cobrança da taxa, de janeiro a dezembro, sempre no último dia de cada mês. E a cobrança será efetuada no mês seguinte ao lançamento e integrará a fatura de consumo de água e esgotamento sanitário emitida pela Concessionária Águas Cuiabá S.A.

Ainda segundo a Prefeitura, a base para a cobrança foi o custo total do serviço de coleta realizado no ano anterior ao da cobrança, conforme estipulado no artigo 313 da Lei Complementar nº 043/97.

coleta de lixo

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza