Pesquisar
Close this search box.
MARCUS CRUZ

“Falta à UFMT um projeto de Universidade”, afirma candidato à reitoria

Docente fez críticas à atual gestão e promessas a professores, técnicos e estudantes, caso seja eleito.

Publicidade

Marcus Cruz ao lado de sua companheira de chama Lisiane Pereira de Jesus.

Abandono, desleixo e apatia assolaram a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos últimos anos. É o que afirma o candidato à reitoria da instituição Marcus Cruz, professor do curso de História, mestre e doutor na área. Em entrevista ao portal VG Notícias, o docente fez críticas à atual gestão e promessas a professores, técnicos e estudantes, caso seja eleito. Um dos destaques é a garantia de que o campus de Várzea Grande, em construção há quase dez anos, será finalmente entregue.

“Após oito anos de gestão atual, falta à UFMT um projeto de universidade. Precisamos debater urgentemente seu futuro, definindo áreas de excelência nacional e internacional. Enfrentaremos problemas arrastados, como a revisão do estatuto e a elaboração de um regimento geral. Nossa gestão se pautará no diálogo qualificado, na valorização humana e na sustentabilidade. Nosso objetivo é construir, com a comunidade acadêmica, um projeto para a UFMT que a destaque na América Latina”, afirmou.

Para Cruz, a gestão do atual reitor Evandro Soares se mostrou pouco hábil na captação de recursos para a UFMT, o que comprometeu a entrega da obra do campus de Várzea Grande. Na comparação com a gestão do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a UFMT não soube estabelecer o diálogo necessário com a bancada federal de Mato Grosso no Congresso, tampouco com os ministérios.

Leia Também:  Conflitos no campo avançam e envolvem mais de 53 mil pessoas em MT, aponta relatório

“Além disso, é muito importante destacar, a reitoria do IFMT utiliza o recurso recebido para ser utilizado nas obras do seu campus em Várzea Grande para efetivamente realizar as obras o que infelizmente não aconteceu com a verba destinada pelo Ministério da Educação em 2022 para o campus de Várzea Grande da UFMT que a maior parte dela foi utilizada para compra de aparelhos de ar condicionado e para retomar obras no campus de Cuiabá. Por isso, nosso compromisso com o campus de Várzea Grande e com o povo várzea-grandense é terminar no menor prazo possível o campus utilizando integralmente os recursos obtidos para a realizar as obras no campus”.

O candidato destaca ainda que uma possível gestão sua contará com um grupo de trabalho dedicado inteiramente à tarefa de concluir o campus de Várzea Grande. “Não apenas no menor prazo de tempo possível, como também atendendo as demandas da comunidade acadêmica para que possamos ter um campus com uma infraestrutura de qualidade e adequada das necessidades de ensino, pesquisa e extensão”. A entrevista na íntegra pode ser acessada neste link.

Leia Também:  Sine oferta mais de 2,3 mil vagas de trabalho em MT

 

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza