Uma inspeção realizada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF) verificou graves problemas na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá. Entre eles, que a água servida aos detentos está contaminada com coliformes fecais. Além disso, há falta de materiais de higiene pessoal e, na refeição, se alimentam com as mãos porque não há talheres.
“Isto é uma barbárie, uma indignidade. É um atentado com relação aos direitos humanos. Um dos fundamentos da República é o princípio da dignidade humana. Os que estão cumprindo pena, é para saírem de lá ressocializados, melhores do que entraram. Mas esses locais estão se transformando em universidades do crime. E o Estado retroalimenta isso”, frisou o jornalista Antero Paes de Barros no comentário Preto no Branco desta sexta-feira (14.02).
Confira no vídeo abaixo:
























