Pesquisar
Close this search box.

Importante virada na capital do Agro

Publicidade

Mato Grosso, maior produtor de grãos e que detém o maior rebanho de gado do país, foi também o primeiro onde as maiores expressões desses setores, os Maggi, detectaram a possível vitória de Lula, e trataram logo de articular o apoio ao provável presidente.

 

Após uma reunião muito discreta entre Lula e Blairo Maggi, ex-senador, e ex-governador em MT, seus representantes, o atual senador Carlos Favaro e o deputado federal e candidato ao senado, Neri Geller, deram início as tratativas para trazerem parte expressiva do setor em apoio à Lula.

 

Esse apoio não ficou restrito à MT, em vários outros Estados, parcelas importantes do Agro também se posicionaram no mesmo sentido. Importante frisar que o PC do B e também o PT no Estado, tiveram importante papel nessas articulações. 

 

Lula classificou essa movimentação como o 3º movimento importante em favor de sua candidatura, sendo a 1ª sua aliança com o centro-direita representado por Alckmin, o 2º movimento com apoio de importantes representantes do setor cultural, manifestada em numerosa reunião do setor em Brasília, e manifestações destemidas da estrela global Anita.

Leia Também:  Dia de Luta dos Povos Indígenas e da Terra

 

A estratégia e a vasta experiência de Lula nas articulações políticas, acumuladas desde os tempos que dirigiu o maior sindicato dos metalúrgicos no ABC em SP, continua a trazer importantes apoios, garantindo a preferência da maioria dos eleitores em todas as pesquisas, e agora trabalhando com mais intensidade para tentar vencer as eleições no 1º turno.

 

Em MT também, começa a acontecer uma importante virada. Na penúltima pesquisa Ipec, na capital Cuiabá, Bolsonaro aparecia com 40% e Lula com 35%. Já nesta última traz Lula com 44% e Bolsonaro com 31%. Em todo o Centro Oeste, onde o Agro tem maior peso econômico, ocorre o mesmo fenômeno. Bolsonaro pontuava 40% e Lula 35%, agora o atual presidente cai para 35% e Lula sobe para 42%.

 

Outro dado importante aqui no Estado é o posicionamento do atual governador, candidato à reeleição, que fizera enormes esforços, brigando inclusive com aliados, para ser o representante de Bolsonaro, hoje procura se distanciar e declara que receberá os demais candidatos que para cá vierem, e irá apenas votar em Bolsonaro. 

Leia Também:  Educação socioambiental e saber indígena no Pantanal

 

Situação semelhante ocorre com outros candidatos que se declaravam bolsonaristas, agora escondem o presidente nas suas propagandas eleitorais.

 

Em MT o atual governador e o candidato ao senado do partido do presidente ainda lideram as pesquisas, mas seus oponentes ao governo, Marcia Pinheiro e ao senado, Neri Geller, crescem e procuram colar suas candidaturas a de Lula e assim virar o jogo.

 

A nível nacional Lula cresce nas pesquisas e intensifica o trabalho para obter mais apoio de importantes setores e ampliar ao máximo as alianças com expressivas lideranças, até mesmo aquelas que no passado lhe faziam oposição.

 

O objetivo principal é vencer logo no 1º turno para garantir a democracia, obter expressivo apoio no Congresso nacional para promover as mudanças necessárias, a reconstrução do pais, também para evitar a confusão que Bolsonaro e seus aliados mais fanáticos podem desencadear, a exemplo do que ocorreu com Trump nos EUA.

 

* Aluisio Arruda – Jornalista, Arquiteto e Urbanista, membro do PC do B-MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza