Pesquisar
Close this search box.
IBGE

Araguainha, em Mato Grosso, é a quarta menor cidade do Brasil em população

Município de pouco mais de 680 km² registrou queda no número de habitantes e agora abriga menos de mil pessoas.

Publicidade

Araguainha, em Mato Grosso, é a quarta menor cidade do Brasil em população (Foto: Vinícius Souza - Prefeitura de Araguainha)
Araguainha, em Mato Grosso, é a quarta menor cidade do Brasil em população (Foto: Vicente de Souza – Prefeitura de Araguainha)

Araguainha, município localizado na porção leste de Mato Grosso, figura entre as menores cidades do Brasil em população. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (28.08), o município possui 997 habitantes, uma redução em relação aos dados de 2024, quando a população era estimada em 1.006 pessoas. A densidade demográfica caiu de 1,50 para 1,48 habitante por km².

Com área de 688,676 km², Araguainha representa apenas 0,14% da população de Cuiabá, que se aproxima da marca de 700 mil habitantes. A estimativa populacional do IBGE é usada, entre outras finalidades, no cálculo do Fundo de Participação dos Municípios, importante fonte de recursos para as prefeituras.

O município de Araguainha foi oficialmente criado em 11 de novembro de 1963, pela Lei Estadual nº 1.964, desmembrando-se de Ponte Branca, e sua emancipação se concretizou em 24 de fevereiro de 1964. O nome do município faz referência ao rio Araguainha, que atravessa seu território e deságua no rio Araguaia. A região foi inicialmente ocupada por garimpeiros, ainda nos anos de 1940.

Leia Também:  Central Estadual de Transplantes realiza sexta captação de múltiplos órgãos de 2026

No ranking nacional de cidades com menor população, Araguainha ocupa a quarta posição, atrás de Serra da Saudade (MG), Anhanguera (GO) e Borá (SP). O levantamento revela ainda uma tendência de redução populacional nas cidades menores cidades do país na comparação com 2024. 

Entre os dez menores municípios, a maioria está nas regiões Sudeste e Sul do país, com exceção de Araguainha e Oliveira de Fátima (TO). Confira:

  1. Serra da Saudade (MG): 856 habitantes.
  2. Anhanguera (GO): 913 habitantes.
  3. Borá (SP): 932 habitantes.
  4. Araguainha (MT): 997 habitantes.
  5. Cedro do Abaeté (MG): 1.084 habitantes.
  6. André da Rocha (RS): 1.156 habitantes.
  7. União da Serra (RS): 1.183 habitantes.
  8. Oliveira de Fátima (TO): 1.220 habitantes.
  9. Coqueiro Baixo (RS): 1.308 habitantes.
  10. Engenho Velho (RS): 1.315 habitantes.
COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza